Casos inéditos de cura e milagre ocorridos no Brasil, México e Argentina são atrações de nova temporada de Decifrando Milagres


A América Latina tem muitas historias mágicas, carregadas de misticismo e, muitas vezes, as explicações escapam à razão. Casos que a sabedoria popular define como milagres porque vê neles um ato divino. Em sua segunda temporada, Decifrando Milagres, uma produção original do HISTORY, que estreia dia 18/10, sexta-feira, às 22h, volta a surpreender com casos extraordinários. Em cada episódio são apresentados os relatos de três histórias inexplicáveis aos olhos da ciência, mas explicados pela fé, segundo seus protagonistas.

Os milagres são descritos por diversos credos ao redor do mundo e são definidos como um acontecimento incomum que só ocorre pela intermediação do divino. Mas, seria possível que seja unicamente produto da intervenção de um ser superior ou são as mentes dos seres humanos que são capazes de provocar estes fenômenos? É disso que uma equipe de cientistas tratará de revelar em cada episódio de Decifrando Milagres, apresentando hipóteses e comprovando-as com rigorosos estudos. A investigação é realizada por equipes provenientes de prestigiosas universidades latino-americanas, formadas por especialistas em biologia, neurociência, psicologia, medicina forense, fisiologia celular e molecular, medicina e psiquiatria, ao lado de especialistas em teologia e estudiosos da religião católica, judaica e afro-cubana, entre outras, que fazem uma análise ecumênica desses fenômenos. Visões de mundo que se entrecruzam, unindo o rigor do método científico aos dogmas da fé e permitem escrutinar casos assombrosos e enigmáticos que aparecem em diferentes regiões da América Latina.

Buscando a verdade, o programa recorre a depoimentos, recria tradições, ritos e cultos ancestrais, presentes em toda região, entregando uma enriquecedora visão histórica do saber popular dos povos do continente. Uma produção de primeiro nível, com dramatizações de como ocorreram os milagres ou outros eventos inexplicáveis, segundo os depoimentos. A isso se soma a visão histórica que contextualiza o ocorrido, situando-o no tempo e espaço, e infográficos científicos ou médicos que detalham, por exemplo, o funcionamento de um órgão como o olho humano e o que acontece quando se perde a visão. Tudo isso com o propósito de apresentar a visão mais completa possível dos acontecimentos e suas possíveis explicações para que os espectadores cheguem à suas próprias conclusões.

Em cada episódio, Decifrando Milagres vai a países como Brasil, México, Colômbia e Argentina para conhecer curas milagrosas que devolveram a visão a um menino, ou casos como o de uma virgem que chora lágrimas de sangue e cadáveres inexplicavelmente mumificados em um cemitério.

 

No episódio de estreia, às 22h, o canal vai ao México encontrar um líder espiritual que tem o dom de curar através da energia, e o testemunho de uma mãe cujo filho recuperou a visão coloca em evidência o suposto dom desse líder. Em Córdoba, na Argentina, um arcebispo afirma que ao preparar a hóstia para a consagração ela começou a sangrar. A partir de então, passou-se a atribuir a ela curas incríveis.

 

Em seguida, às 23h, em outro programa inédito, destaque para o também mexicano Palero Valoy, seguidor da religião de Palo Mayombe, um culto africano que baseia seus rituais em sacrifícios de animais, para curar e afastar os maus espíritos. Ele é famoso pelo dom de curar pessoas. Longe dali, em uma casa de saúde de Salto Grande, Província de Santa Fé, Argentina, uma imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós derrama lágrimas de sangue. Em Brasília, capital do Brasil, no culto de Neiva Chávez Zelaya, milhares de fiéis alegam se comunicar com espíritos do além através dela.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado