Sessão Philos traz documentário sobre o controverso psicanalista Jacques Lacan

Faixa do canal +Globosat traz ainda em outubro documentários sobre o pintor Caravaggio e o cineasta Michel Gondry, e dois episódios da série "Design"

A "Sessão Philos" exibirá neste mês de outubro cinco documentários do acervo do Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade. Sempre exibida aos sábados, às 17h, pelo canal +Globosat, a "Sessão Philos" deste mês começa com "No Consultório de Lacan", produção sobre o psicanalista e psiquiatra francês Jacques Lacan; dois episódios da série "Design", sobre grandes invenções do século XX; "Caravaggio", documentário sobre um dos mais singulares pintores da humanidade; e "Quem Tem Medo de Michel Gondry?", retrato sobre o excêntrico diretor francês Michel Gondry.

O documentário "No Consultório de Lacan", que será exibido no dia 5 de outubro, retrata a vida do psicanalista e psiquiatra francês Jacques Lacan por meio de relatos de pacientes, alunos, familiares e amigos. Conhecido como "o mais controverso psicanalista desde Freud" e nascido no século XX, em uma família católica de classe média, Lacan possuía um conhecimento enciclopédico e era tido como um mestre da psiquiatria. Amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre, Lacan foi um psicanalista tão revolucionário na teoria e na prática que seus próprios colegas o excomungaram como se fosse o diabo.

No sábado seguinte - 12 de outubro -, vão ao ar dois episódios da série francesa "Design", que conta a história do século XX por meio das invenções industriais que o marcaram. O capítulo oito analisa o TGV, trem de grande velocidade francês, que chega a alcançar a velocidade de 500 quilômetros por hora. Idealizado pelos designers Roger Tallon e Jack Cooper, o TGV revolucionou a maneira como as pessoas viajavam de trem na França, além de ser um marco tecnológico para o país. Na sequência o episódio nove aborda a criação da famosa motocicleta Vespa. Lançada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, como uma alternativa de meio de transporte prático e barato, a Vespa rapidamente conquistou os italianos - e depois o mundo - pelo seu design inovador, conforto e economia. 

"Caravaggio", documentário sobre um dos mais singulares pintores da humanidade, é a atração do dia 19 de outubro na "Sessão Philos". Dono de um talento inquestionável, não se sabe ao certo como Caravaggio produzia suas pinturas hiper-realistas, vibrantes e dramaticamente iluminadas. O pintor era muito reservado em relação a suas técnicas de pintura, fato que despertava a cobiça de seus rivais que ofereciam recompensas a quem descobrisse quais eram os segredos do artista italiano. Seus quadros chocavam a sociedade ao misturar o belo ao decadente, o religioso ao obsceno e a luz à sombra, como nunca antes visto. Neste documentário, cientistas, pintores e historiadores utilizam diversos métodos e tecnologias para examinar as obra de Caravaggio, na esperança de entender um pouco mais sobre as técnicas que o tornaram único na história da arte.

Por fim, no sábado (26/9), o documentário "Quem Tem Medo de Michel Gondry?" é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse extraordinário cineasta francês, que ganhou notoriedade em 2004 ao dirigir o filme "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", escrito por Charlie Kaufman. Dirigido por Thierry Trelluyer e Jean-Louis Bompoint, o documentário reúne registros exclusivos da ascensão de Gondry que fez fama como diretor de clipes de artistas como Paul McCartney, White Stripes e The Chemical Brothers, entre outros, e ficou conhecido pelo seu estilo inconfundível com planos-sequência, ousadia e criatividade. Dos subúrbios de Paris a Hollywood, a produção surpreende com a história de Michel Gondry.

A "Sessão Philos" apresenta toda semana uma atração do acervo do Philos, serviço de vídeo sob demanda por assinatura da Globosat. Exibido pelo canal +Globosat aos sábados, às 17h, com reprises ao longo da semana, o conteúdo também é disponibilizado no Muu (www.muu.tv) para ser assistido em computadores, tablets, celulares (iPads, iPhones e dispositivos Android) e consoles de game Xbox.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado