A Rota dos Tropeiros é tema de documentário inédito no SescTV


O programa estreia no dia 21/11, quinta, às 21h30, no SescTV

Foto: Giros Produções


 Épisódio inédito da série Coleções mostra a Rota dos Tropeiros, que teve participação fundamental para o surgimento de cidades e centros urbanos no Sul do Brasil. Com direção de Belisario Franca, o programa será exibido no SescTV no dia 21/11, quinta, às 21h30.


O programa conhece a cidade de Castro, no Paraná, onde há um antigo ponto de parada dos tropeiros. Era ali que se negociavam animais e produtos das regiões Sudeste e Sul do Brasil; revela o que foi o tropeirismo, que movimentou essas terras nas esferas econômica, social e cultural, gerando diversas cidades e centro urbanos; e narra como eram formadas e as funções das tropas.

 

No Museu do Tropeiro, a produção recorda o início do tropeirismo, em 1730, e apresenta o vestuário do tropeiro, confeccionado de acordo com estado de origem e as dificuldades encontradas pelos caminhos. "O tropeiro não usa lenço de cor porque não tem partido, ele é neutro, e está sempre com chapéu para se proteger do sol", conta Léa Cardoso, diretora do museu. Léa também comenta sobre a Casa de Sinhara, criada em 2004 pela fundadora do museu, Judite Cardoso de Melo, como objetivo de preservar e valorizar a memória das mulheres no período do tropeirismo.

 

O documentário fala sobre a Feira de Muares, criada em 1750, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, onde animais eram comercializados. A feira foi um dos maiores eventos econômicos do país na época. As regiões de Campos Gerais, no Paraná, e Santa Catarina, onde havia paradas de tropeiros, também são comentadas no programa.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado