América Latina em foco na tela do Futura

Canal exibe duas séries de documentários sobre países da região: uma produzida pela TV Al Jazeera, do Catar, e outra realizada em parceria com Corporación Canal Universitario de Antioquia, da Colômbia

 

No dia 25 de novembro (segunda-feira), às 20h30, "Viewfinder – Uma Janela para a América Latina", produzido pela TV Al Jazeera e distribuído pela TAL, apresenta na tela do Futura o documentário "Casas recicladas", dirigido por Paola Gosalvez, sobre as dificuldades relacionadas à moradia em Santa Cruz na Bolívia, onde casas são construídas com garrafas vazias. A série contará ainda com mais três episódios nas próximas semanas, sempre às segundas-feiras: "Aulas de teatro", "Olhares" e "Sobre rodas".

Em parceria com a instituição colombiana Corporación Canal Universitario de Antioquia, o Futura lança o"GPS – Rota da Investigação" no dia 26 de novembro (terça-feira), às 19h30. A série conta as histórias de pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento científico na América Latina. O objetivo do programa, composto por episódios com 30 minutos cada, é divulgar pesquisas no campo da ciência, da tecnologia e da inovação e as suas contribuições sociais e econômicas para a região. A exibição será semanal, sempre às terças-feiras.

O primeiro documentário mostra pesquisas relacionadas à piscicultura de trutas, que gera centenas de empregos na Colômbia. Dois episódios foram coproduzidos pelo Futura: um projeto voltado para o cultivo marinho de macroalgas e seus benefícios e um aquecedor solar de baixo custo que pode ser reproduzido em larga escala.

 

Viewfinder - Uma Janela Para a América Latina

Exibição: segundas-feiras, 20h30

Reprise: terça-feira, 3h

Duração: 30 min

Classificação indicativa: livre

GPS – Rota da Investigação

Estreia: 26 de novembro, terça-feira, 19h30

Exibição: terças-feiras, 19h30

Reprise: sábado, 16h30

Duração: 30min

Classificação indicativa: livre

 

Sinopse dos documentários 
 
"GPS – Rota da Investigação"
26 de novembro

Silagem de Piscicultura – Popayán

GPS viaja para conhecer a Cidade Branca: Popayán. Entre montanhas frias do sudoeste da Colômbia, a equipe do programa encontra uma criação de trutas, que gera empregos para centenas de famílias e recursos econômicosaplicáveis em toda região tropical.

 

"Viewfinder – Uma Janela para a América Latina"

Dia 25 de novembro

Casas recicladas

Ingrid Diez está em uma missão para construir melhores moradias para os pobres. Com pouco dinheiro e quase nenhum apoio, ela utiliza o único recurso que encontra em abundância: garrafas de plástico vazias. Até agora, foram construídas dez moradias. As pessoas a quem tenta ajudar são migrantes rurais, indígenas que vivem em cômodos apertados com piso de terra. Ingrid desenvolve seus projetos com base na urgência de cada família. É através de seu trabalho que o episódio mostra os problemas sociais e econômicos que enfrentam os pobres de Santa Cruz, na Bolívia.

País: Bolívia

Diretora: Paola Gosalvez

 

Dia 2 de dezembro

Aulas de teatro

Maria, uma ex-prostituta, usa o teatro para mudar de vida e ajudar outras pessoas a saírem das ruas, imaginando um futuro melhor. Depois de dez anos de pobreza, prostituição, drogas e delitos, Maria dá a volta por cima.

País: Colômbia

Diretores: Manuek Conteras e Russ Finkelstein

 

Dia 9 de dezembro

Olhares

Pode a observação das estrelas combater de forma eficaz a ameaça de marginalização de algumas partes da América Latina? Sofia e Yayo acham que sim. Eles são astrônomos amadores e sociólogos de formação, que viajaram pelo continente trabalhando com comunidades marginalizadas, ajudando-as a olhar para as estrelas e para dentro da própria cultura. As oficinas criativas sobre astronomia abrem caminho para que as comunidades indígenas voltem a se comprometer com seu patrimônio cultural e a encarar melhor os desafios atuais.

País: México

Diretor: Alfonso Gastiaburo

 

Dia 16 de dezembro

Sobre rodas

Guadalajara é a segunda maior cidade no México e cresce mais a cada dia. Um dos sinais desse crescimento é a quantidade de automóveis que transitam pela cidade. Porém, há um grupo de ativistas engajados que luta contra as consequências tóxicas dessa realidade e também para fazer das ruas um lugar seguro para os meios de transporte limpos e alternativos, especialmente a bicicleta. Yil Salcedo lidera um grupo de ciclistas apaixonados, que buscam garantir que sua cidade seja um local seguro para aqueles que queiram atravessá-la em qualquer veículo.

País: México

Diretor: Juan Pablo Rojas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado