Curta! - DESTAQUES SEMANAIS – 25 A 29 DE NOVEMBRO




SEGUNDAS DA MÚSICA -  25/11

PROGRAMA NACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVREINÉDITO
Documentário: “Cartola - Música para os Olhos”
Estreia: 25 de novembro, segunda, às 22h
doc cartola 01

“Cartola - Música para os Olhos”, documentário dirigido por Hilton Lacerda e Lírio Ferreira, traça um emocionante painel do autêntico samba de origem a partir da vida e obra de Cartola, um dos compositores mais admirados da música popular brasileira e autor de obras-primas como "O Mundo é um Moinho", "As Rosas Não Falam", entre outras. Participação especial de Ronald Golias e Nelson Motta.

PROGRAMA NACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVREINÉDITO
Documentário: “Meu Nome é Gal”
Estreia: 25 de novembro, segunda, às 23h30
doc. meu nome é gal 01

“Meu Nome é Gal”, dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, traz registros de performances da cantora Gal Costa em três canções - "Saudosismo", "Não Identificado" e uma versão explosiva de "Meu Nome é Gal" - que marcaram de forma determinante o início da carreira desse grande ícone da música popular brasileira. Momentos cotidianos da cantora como seus passeios pelas ruas do Rio de Janeiro de fusca vermelho e sua cabeleira black power também são retratados no documentário.

"Quando eu estava gravando com o Antônio Carlos Fontoura no centro do Rio de Janeiro, fiquei esperando dentro de uma kombi enquanto ele ajeitava a luz. Aí começou a juntar muita gente, me chamando de macaco, cabeluda, piolhuda. A gente teve que sair de lá, não era fácil pra mim andar pelas ruas do Rio. Porque eu andava a caráter (risos), com essas roupas (aponta para fotos da época), com o cabelo black power, como eu era mesmo", declara Gal Costa ao lembrar das gravações.

TERÇAS DAS ARTES – 26/11

PROGRAMA INTERNACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVREINÉDITO
Grand'Art (série): “Lucian Freud” (ÚLTIMO EPISÓDIO)
Estreia: 26 de novembro, terça, às 23h30
lucian freud

No último episódio da série, é retratada a obra de Lucian Freud (1922-2011). Nascido na Alemanha e naturalizado inglês, é neto do pai da psicanálise e um dos mais importantes pintores do século XX. Mais de 70 obras são analisadas, em sua maioria retratos feitos entre 1944 e 2005.

"Grand'Art" é uma série com 4 episódios da ARTE France dirigida por Hector Obalk que consiste em um acervo documental dedicado à história da arte. 

QUARTAS DO CINEMA – 27/11

PROGRAMA INTERNACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVREINÉDITO
Os Diretores (série): “Barbra Streisand”
Estreia: 27 de novembro, quarta, às 21h20
barbara

O documentário dirigido por Robert Emery conta a história de Barbra Streisand, cantora, compositora, atriz, produtora, roteirista e diretora, com prêmios conquistados em diversas áreas da arte - Oscar (cinema), Grammy (música), Tony (teatro) e Emmy (televisão). Barbra, vencedora de duas estatuetas do Oscar - melhor atriz por “Funny Girl” e melhor canção original por “Evergreen” - fala do início de sua carreira e da influência de seu primeiro diretor, William Wyler. 

A série “Os Diretores” traz documentários sobre os maiores diretores de cinema do mundo.

QUINTAS DO PENSAMENTO – 28/11

PROGRAMA NACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVREINÉDITO
Intérpretes do Brasil (série): “Vontade de Beleza, por Washington Novaes”
Estreia: 28 de novembro, quinta, às 20h

Neste episódio da série dirigida por Isa Grinspum Ferraz, Washington Novaes fala sobre o complexo universo dos povos indígenas que habitam o território brasileiro como alguém que compreende e valoriza a singularidade de um modo de vida tão diferente do nosso.

PROGRAMA NACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVREINÉDITO
Impressões do Brasil (série): “Ziraldo”
Estreia: 28 de novembro, quinta, às 20h30
ziraldo

O episódio traz a vida e obra de Ziraldo, um dos mais aclamados artistas do Brasil. Seu nome veio da combinação do nome de sua mãe, Zizinha, com o de seu pai, Geraldo. Nascido em Minas Gerais, formou-se em direito e se tornou um dos mais criativos ilustradores brasileiros. Queria ser paraquedista militar, mas acabou preso no quartel aonde nem chegou a servir. Tornou-se então pintor, chargista, jornalista, teatrólogo e escritor.

PROGRAMA NACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVREINÉDITO
Impressões do Brasil (série): “Alice Ruiz”
Estreia: 28 de novembro, quinta, às 21h
Alice-Vilma-1992

O episódio traz curiosidades de Alice Ruiz, poeta, letrista, tradutora e publicitária, com 20 livros publicados e mais de 50 músicas gravadas com diversos artistas. Nascida em Curitiba, mas morando atualmente em São Paulo, Alice começou a escrever aos nove anos de idade, porém só publicou seu primeiro livro aos 34 anos. Concisa como um Haikai, Alice diz que não sabe o que é poesia, mas sabe o que não é.

SEXTAS DA SOCIEDADE – 29/11

PROGRAMA NACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVREINÉDITO
Documentário – “Meninas”
Estreia: 29 de novembro, sexta, às 21h
meninas-sandra-werneck

Com direção de Sandra Werneck, o documentário brasileiro retrata aspectos da maternidade precoce em nosso país. As protagonistas são quatro adolescentes grávidas e de baixa renda. Evelin que com 13 anos está grávida de um ex-traficante, Luana que aos 15 anos diz que planejou sua gravidez e Edilene e Joice, que engravidaram praticamente ao mesmo tempo e do mesmo rapaz, Alex, um ajudante de marceneiro que agora se esforça para atender duas famílias, além de sua própria sobrevivência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado