TV Cultura exibe documentário sobre Proclamação da República


Trem Republicano traz depoimentos de estudiosos sobre o processo de implantação da República no Brasil. Vai ao ar nesta sexta (15/11), às 22h


No feriado de 15 de novembro, a TV Cultura exibe o documentárioTrem Republicano, de Barros Freire, que retrata o período que culminou na Proclamação da República em novembro de 1889. A obra reúne historiadores, jornalistas, pesquisadores e professores, que falam sobre as principais personalidades e fatos que fizeram parte do movimento Republicano em terras brasileiras.

O filme mostra como o trem, no século XIX, foi o grande símbolo do progresso econômico, dos novos tempos da revolução industrial e da implantação da República no Brasil.

A cerimônia de inauguração da Ferrovia Ytuana, em 1873, foi o motivo para reunir lideranças no encontro político que ficou conhecido como a Primeira Convenção Republicana de Itu. A reunião aconteceu no casarão da família Almeida Prado, hoje Museu Republicano USP - Itu. Na ocasião, foi fundado o Partido Republicano Paulista e deu-se início à campanha pela propagação dos seus ideais com a criação do jornal A Província de São Paulo, que, anos depois, se transformaria no atual O Estado de S. Paulo. Itu ficou conhecida como o Berço da República.

O documentário é também uma homenagem ao jovem ituano Fábio Grizoto, criador do projeto Trem Republicano, que vai restaurar a ferrovia entre as cidades de Salto e Itu.

Trem Republicano é ilustrado com o precioso acervo do Museu Republicano USP - Itu, Museu de Salto, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Afro Brasil, Museu da Música - Itu e imagens das seculares edificações de Salto e Itu, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) eConselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

Ficha Técnica

Gênero: Documentário Histórico

Título original: Trem Republicano 1873

Direção: Barros Freire

Ano: 2013
País de origem: Brasil

Duração: 45 minutos
Colorido 
Elenco: 
Percival Tirapeli, Emanoel Araújo, Fernando Morais, Maurício Vicente F. Jr., Ana Luiza Martins, Valderez Antônio Bergamo, Jonas Soares de Souza, Ozéas Singh Junior, Noedi Monteiro, Luiz Roberto de Francisco

Classificação indicativa: Livre.

Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal e RTV Filmes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado