DESTAQUES SEMANAIS CANAL CURTA – 2 A 6 DE DEZEMBRO



SEGUNDAS DA MÚSICA -  02/12

PROGRAMA NACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVRE
Documentário: “Um Certo Dorival Caymmi”
Estreia: 2 de dezembro, segunda, às 22h45
DORIVAL CAYMMI 03
Na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, às 22h45, o canal Curta! exibe o documentário “Um Certo Dorival Caymmi” sobre a vida e obra do compositor baiano falecido em 2008. Ilustrado por inúmeros musicais, iconografia e ficção, Caymmi conta fatos relevantes de sua vida pessoal e profissional. Entre eles, seu envolvimento com outras formas de expressão artística como o cinema e a pintura. Assim como sua ida ao Rio de Janeiro em 1937 para a Rádio Nacional, sua parceria com Carmem Miranda em "O Que é Que a Baiana Tem?", a interpretação de suas músicas ligadas ao mar por seu filho Dori Caymmi e seu trabalho como ator ao lado de Paulo Gracindo e Dulce Bressane no filme “Estrela da Manhã”, de 1948, com roteiro de Jorge AmadoA direção do documentário é de Aluisio Didier.

“Tudo resulta da mulher. Descobri há muitos anos que tudo gravita em torno deste ser divino. A mulher contém em si tudo que existe de criação. Eu gosto muito do gênero feminino, é uma paixão total, isso vem desde a minha infância”, declara Dorival Caymmi.

TERÇAS DAS ARTES – 03/12

PROGRAMA INTERNACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVREESTREIA
Documentário: “O Mundo Segundo Anish Kapoor”
Estreia: 3 de dezembro, terça, às 23h
anish_kapoor_03
Na próxima terça, 3 de dezembro, às 23h, o canal Curta! exibe o documentário inédito O Mundo Segundo Anish Kapoor”, da Arté France, dirigido por Heinz Peter Schwerfel. O documentário traz as curiosidades por trás das obras do enigmático artista plástico Anish Kapoor, considerado um multicultural mágico, perfeccionista estético e engenheiro do impossível. Nascido na Índia, mas residente da Inglaterra desde os anos 70, Kapoor avança em novos desafios artísticos e técnicos como, por exemplo, sua enorme estrutura inflável que tomou conta do Grand Palais, em Paris, na exposição Monumenta 2011. Suas obras são cercadas de ineditismo e mistério. Seu enorme espelho captura nuvens, suas miniaturas de pigmento são esculturas de cores monocromáticas e suas obras instaladas em paredes nos levam a um vazio sublime. Através de depoimentos de Kapoor, o documentário traça sua jornada por estúdios em Londres, instalações permanentes em Chicago e Nápoles e exposições em Bilbao, Bombaim e Deli.

“O que me interessa é quando o objeto transcende sua condição de objeto. Até os objetos mais simples, com formas geométricas simples, pedem ter relação com a ansiedade. Tenho paixão por essa ansiedade, tanto no espectador, como no objeto em si”, declara Anish Kapoor.

Para a divulgação do documentário, o canal Curta! entrevistou o curador Marcello Dantas, que trouxe exposições do artista - e o próprio Anish Kapoor - ao Brasil. Seus depoimentos exclusivos podem ser vistos nas chamadas do programa durante os intervalos da programação.

QUARTAS DO CINEMA – 04/12

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
Especial João Batista de Andrade: “O Tronco”
Estreia: 4 de dezembro, quarta, às 21h
o-diretor-joao-batista-de-andrade-orienta-a-atriz-leticia-sabatella-durante-filmagens-de-o-tronco
A partir da próxima quarta-feira, 4 de dezembro, às 21h, o canal Curta! apresenta o Especial João Batista de Andrade, onde serão exibidos 6 filmes do renomado diretor mineiro – “O Tronco” (04/12), “O País dos Tenentes” (11/12), “Doramundo” (18/12), “A Próxima Vítima” (25/12), “O Cego que Gritava Luz” (01/01) e “O Homem que Virou Suco” (08/01). Para o Especial, o canal Curta! entrevistou com exclusividade o diretor João Batista de Andrade. Antes da exibição dos filmes, o diretor aparece falando curiosidades específicas de cada obra.

O primeiro filme, “O Tronco”, baseado no romance homônimo do escritor goiano Bernardo Élis, relata a disputa pelo domínio entre grandes fazendeiros do sul de Goiás, que comandam o governo, e coronéis do norte do estado. O coletor de impostos Vicente Lemos, homem de confiança do governo, é enviado para a região norte do Brasil a fim de combater o domínio absoluto exercido pela família do patriarca Pedro Melo, cujo filho, Artur, é ex-deputado e ex-aliado de coronéis sulistas. No elenco estão Chico Diaz, Ângelo Antonio, Letícia Sabatella, Antônio Fagundes e Ronaldo Boldrin.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 05/12

PROGRAMA INTERNACIONALCLASSIFICAÇÃO LIVRE
Documentário: “Johan Degenaar: Um Filósofo de Contos de Fadas”
Estreia: 5 de dezembro, quinta, às 21h15
johandegenaar
Filósofo interessado em contos de fadas, Johan Degenaar apresenta as diversas interpretações dos contos de fadas do ponto de vista da filosofia, discutindo as versões, as simbologias, os significados dos elementos presentes nessas histórias e o poder metafórico dos contos. O documentário, dirigido por Pieter de Vos, discute o conceito de literariedade e compara os contos de fadas com os mitos, enfatizando a importância desses gêneros à civilização humana. 

SEXTAS DA SOCIEDADE – 06/12

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS
Documentário – “Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos”
Estreia: 6 de dezembro, sexta, às 21h30
nos que aqui estamos por vos esperamos
O documentário brasileiro é um retrato da banalização da vida e da morte, construído com fragmentos de imagens trágicas do século XX. Trechos de reportagens de TV, clássicos do cinema, matérias de revista e jornais, relembram tempos violentos na história da humanidade. Além dos personagens ilustres que mudaram o curso do século XX, estão também pessoas comuns e suas histórias de vida e morte. Uma verdadeira época construída em cima de desenvolvimento, tecnologia, industrialização e muitos sacrifícios. “Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos” é uma frase que o diretor Marcelo Masagão encontrou na entrada de um cemitério no interior de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado