Estrada Real é tema de documentário inédito no SescTV



Atravessando três Estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a estrada surgiu no início da colonização do Brasil com a busca pelo ouro e pedras preciosas
 

Temas como a história, a memória e a cultura presentes no percurso da Estrada Real são abordados em episódio da série Coleções, que integra um grupo de programas com o tema Rota. Com direção de Belisario Franca, o programa estreia no dia 12/12, quinta-feira, às 21h30, no SescTV

O documentário mostra que foi abrindo passagem, mata adentro, que o País teve sua história construída. País de dimensões continentais, teve sua ocupação efetivada da costa litorânea para o interior, seguindo os interesses econômicos impostos pela coroa portuguesa, durante a colonização. Nesse processo, novos caminhos e estradas eram traçados em busca de ouro e pedras preciosas, seguindo uma tradição europeia que remetia ao Império Romano. 

A produção discorre sobre algumas das estradas surgidas nos séculos 17 e 18, que existem até hoje, como é o caso da Estrada Real, cujo maior trecho se localiza em Minas Gerais. Seu uso principal era escoar o ouro encontrado na região de Ouro Preto para Paraty e, de lá, para Portugal e também para o Rio de Janeiro. Posteriormente, a estrada foi ampliada, para chegar até Diamantina. 

Também estão contemplados neste episódio a extensão da Estrada Real, que totaliza 1630 quilômetros (duas vezes o tamanho do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha), atravessando três Estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e englobando 199 municípios; e a sua importância para o escoamento do ouro, para a circulação de alimentos e para o comércio local. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado