Filmes animam as férias da criançada no Futura


Em janeiro, o Cine Especial apresenta "O Palhaço Menino", sobre a Folia de Reis, e "Asterix e a Cleópatra", de René Goscinny e Albert Uderzo

 

O Futura abre a programação de 2014 com atrações para embalar as férias da garotada. A família toda poderá assistir, no dia 5 (domingo), às 21h, no Cine Especial, ao documentário "O Palhaço Menino", de Léo Alves, ex-aluno do projeto "Geração Futura", um curso audiovisual promovido pelo Canal Futura com jovens de todo o Brasil. A produção nacional mistura realidade e ficção para narrar a história de um menino do interior apaixonado por Folia de Reis. Para produzir a obra, a equipe foi até Portugal pesquisar as origens do tradicional festejo, que ocorre entre o Natal e o Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, para comemorar a visita dos Reis Magos a Jesus recém-nascido. Trazida ao Brasil na época da colonização, a festa cristã é acompanhada de música, dança, dramatização e fantasias coloridas. As gravações aconteceram no sul do Espírito Santo, em Minas Gerais e na Europa.

Nas sextas-feiras de janeiro, às 11h, com reprise às 18h, o Cine Especial de Férias exibe uma seleção de filmes voltados para o público infantil. No dia 10, o Futura apresenta "Heidi", dirigido por Paul Marcus. A obra mostra uma menina órfã suíça que vive feliz com seu avô. A protagonista vai morar com uma família rica e conhece Klara, uma garota em cadeira de rodas que se torna sua grande amiga.

"Bécassine, a babá dos sonhos", de Philippe Vidal, é a atração do dia 17. A animação francesa resgata a personagem criada pelo ilustrador Joseph Pinchon, a babá encantadora, alegre e desajeitada. Em 24 de janeiro, o Cine exibe o desenho "Asterix e a Cleópatra", de René Goscinny e Albert Uderzo, que conta as aventuras de Asterix e Obelix no Egito. Cleópatra, desafiada por Júlio César, resolve construir um palácio em apenas três meses. A dupla de gauleses vai até Alexandria para ajudar a rainha egípcia.

"A Menina e os Lobos", de Pierre Antoine Hiroz, fecha a sequência no dia 31. O longa-metragem acompanha a viagem de Tilly, uma esperta menina de oito anos de idade, que sai de Paris para passar férias no parque nacional dirigido pelo tio nas montanhas. Rodeada por pinheiros, cachoeiras e geleiras derretendo, ela descobre um mundo totalmente inesperado.

 

CONFIRA AS SINOPSES DOS FILMES:

05/01, domingo, às 21h – O PALHAÇO MENINO

Direção: Léo Alves

Duração: 60 min

Classificação indicativa: livre

           

Menino faceiro cruza a ponte de ferro, atravessa os trilhos e chega até a casa. Casa humilde, casa do interior, menino trabalhador. Logo dorme, pois já é noite, logo acorda, pois é madrugada, é pé na estrada, é batucada. Apito acorda moleque, palhaço espanta a boiada, bandeira abre caminho, a bíblia é entoada. Menino corre à janela, é Folia de Santos Reis passando pela estrada ao longe.  Os espelhos assimetricamente fixados sobre a cabeça dos foliões refletem o sol da manhã, mas lembram estrelas, piscam. Brilha a estrela, brilha o olho do menino que corre à porteira encantado com o som e o colorido do folguedo. O palhaço, que pula pela estrada levantando poeira, atiça o latido dos cachorros, mas não amedronta o menino. Sorriso menino. Sonho menino. Sol nasce, olho brilha, é dia. Palhaço some na estrada, menino volta para casa, mão na inchada, pé na estrada.

 

10/01, sexta-feira, 11h e 18h – HEIDI

Direção: Paul Marcus

Duração: 90 min

Classificação indicativa: livre

 

Heidi é uma menina orfã que passa sua infância ao lado de seu avô nos Alpes Suíços. Apesar de ter uma vida simples, é uma criança feliz. Porém, é levada, contra sua vontade, para viver com uma família rica em Frankfurt. Em sua nova casa, Heidi terá que fazer amizade com Klara, uma menina deficiente. Apesar de se tornarem amigas instantaneamente, Heidi tem que voltar para a sua terra natal. Quando Klara tem a chance de visitar sua nova amiga, se envolve com um mundo que antes nem sonhava em conhecer. Em sua nova vida, Klara ganha força e coragem para superar sua paralisia.

 

17/01, sexta-feira, 11h e 18h – BÉCASSINE, A BABÁ DOS SONHOS

Direção: Philippe Vidal

Duração: 90 min

Classificação indicativa: livre

 

Conhecido e querido por várias gerações de crianças, o clássico de Pinchon que narra as incríveis aventuras de Bécassine chega às telas em um divertido longa-metragem. Com um quê de Mary Poppins e o carisma de Mr. Bean, Bécassine é a babá que toda criança gostaria de ter! Seu vestido verde com estampas misturadas, avental branco e meias com listras vermelhas podem parecer estranhos, mas a desajeitada babá é um personagem cativante e adorável. Suas aventuras começam quando Bécassine chega a Paris para tomar conta de Charlotte, filha de uma criança que já havia estado sob seus cuidados. Bécassine e Charlotte embarcam em uma fantástica e cômica aventura recheada de canções e passos de dança. Elas saem de Paris em direção a Marselha, passam por Ibiza e Lapland tentando desvendar o misterioso paradeiro do pai de Charlotte, Edmond.

 

24/01, sexta-feira, 11h e 18h – ASTERIX E CLEÓPATRA

Direção: René GoscinnyAlbert Uderzo

Duração: 90 min

Classificação indicativa: livre

 

No Egito, Júlio César insulta Cleópatra ao dizer que sua nação está condenada a viver sob o regime de semi-escravidão dos romanos. Decidida a provar que seu povo não está decadente, Cleópatra diz que construirá um magnífico palácio em Alexandria, em apenas 3 meses. Sem saber o que fazer, o engenheiro da obra decide contactar o druida Panoramix, para que ele possa ajudá-lo disponibilizando um pouco da poção mágica que dá força sobrehumana a quem a bebe. Panoramix decide ajudá-lo e envia Asterix e Obelix até o Egito.

 

31/01, sexta-feira, 11h e 18h – A MENINA E OS LOBOS

Direção: Pierre Antoine Hiroz

Duração: 90 min

Classificação indicativa: livre

 

Tilly, que tem oito anos de idade e é muito esperta, saiu de Paris para passar férias no parque nacional dirigido pelo tio nas montanhas. Rodeada por pinheiros, cachoeiras e geleiras derretendo, ela descobre um mundo totalmente novo e então... o inesperado! Lobos! As crianças da aldeia saem correndo, assustadas. A tensão é grande e os moradores estão divididos entre a lealdade e a segurança. Matar ou não matar os lobos? Tilly descobre um segredo, não conta para ninguém e, então, temos um final feliz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado