Documentário inédito mostra a carreira e a obra do artista gráfico e grafiteiro Alex Vallauri

 
 
Exibido em duas partes, o programa vai ao ar no SescTV nos dias 15 e 22/01, às 21h30 
 
 
Foto: Documenta Vídeo Brasil
 
Painéis figurativos com personagens pops, como cupido, acrobata, bruxa e diabo, permeiam algumas das obras que tornou reconhecido o artista gráfico e grafiteiro Alex Vallauri (1949 – 1987). Em episódio inédito da série Artes Visuais, o curador João Spinelli discorre sobre os principais trabalhos desse artista em exposição no Museu de Artes Moderna de São Paulo – MAM.  O documentário, exibido em duas partes, vai ao ar nos dias 15 e 22/01, às 21h30, no SescTV, com direção de Cacá Vicalvi. 
  
A primeira parte do programa fala um pouco da história de Vallauri. De origem italiana, nasceu na Etiópia e foi radicado no Brasil. Discorre sobre o seu interesse pela pop art de artistas como Eduardo Hopper, Andy Warhol e George Segal, e pelo universo do rock, fazendo releituras da Madonna e do Fred Mercury. Os personagens criados por ele, como  acrobatas, presença constante em seu trabalho, que é constituído por gravuras, xilogravuras, serigrafia, litografia e carimbos, também são comentados. 
  
Na segunda parte, o documentário destaca o período que Vallari passou em Nova Iorque, onde conviveu com nomes norte-americanos como Keith Haring (artista gráfico) e Jean-Michel Basquiat (pintor neo-expressionista e grafiteiro); os elementos criados pelo artista, que se tornaram características de sua arte; a estética kitsh; a sensualidade em suas figuras; a consagração de seu trabalho e o reconhecimento como um dos principais artistas no final do século XX no mundo. O programa ainda recorda a ansiedade de Andy Warhol em conhecer Vallauri e a morte deste artista após sofrer intoxicação por chumbo contido nas tintas que usava. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado