Starte abre a temporada 2014 com um encontro sobre educação

 

 A nova temporada do 'Starte', que estreia na próxima terça-feira, dia 21, na GloboNews, aborda o tema educação, assunto mais que urgente na realidade brasileira e que está presente em todas as áreas, inclusive na arte e na cultura. O ponto de partida é a peça "Conselho de Classe'', escrita pelo jovem dramaturgo Jô Bilac e encenada pela Cia dos Atores.

A peça, apesar de ser uma ficção, é um reflexo da precariedade das condições de ensino na escola pública brasileira. Durante um tumultuado conselho de classe, que acontece na quadra de uma escola em péssimas condições, ouvimos as opiniões, os questionamentos, os protestos, o conformismo com o quadro desconcertante, mas também tentativas para a solução dos problemas por parte de alguns. A peça, que já passou por dois palcos no Rio de Janeiro e agora segue para São Paulo, está concorrendo ao prêmio Shell,  foi aclamada pela crítica Barbara Heliodora como excepcional e entrou na lista das 10 melhores peças de 2013, na escolha do Jornal O Globo.

No segundo bloco, o 'Starte' propõe seu próprio conselho de classe sobre educação e convida para a conversa a professora de Mestrado e Doutorado em Educação da PUC-Rio, Zaia Brandão, a professora  da Faculdade de Educação da UFRJ, Silvia Soter, e também as duas diretoras da peça, Bel Garcia e Susana Ribeiro. Quem conduz o debate é a repórter Bianca Ramoneda, em um encontro que reafirma o sentimento de urgência nas mudanças das condições de ensino no país e mostra que a arte também pode impulsionar o aumento do diálogo com a sociedade e, quem sabe, até contribuir para uma solução.

O 'Starte' vai ao ar na GloboNews na próxima terça-feira, dia 21, às 23h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado