Canal Curta! estreia série sobre arquitetura


Programa explora grandes obras arquitetônicas em todo o mundo

“Arquiteturas” é uma série de 11 episódios produzida pela Arte France que estreia dia 11 de fevereiro, às 23h30, no Curta!, trazendo para a tela do canal a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas de todo o mundo. Projetos como o do Centro Georges Pompidou, da Ópera de Garnier, do Museu Judaico de Berlim e da Escola Bauhaus são o tema da série.

O episódio de estréia se dedica ao Centro Georges Pompidou, complexo cultural de Paris, na França, que se destaca por sua arquitetura. O design vencedor de Richard Rogers e Renzo Piano parece com o lado de fora de uma estrutura Meccano e apresenta um forte contraste com outros edifícios da Cidade Luz. O projeto, lançado em 1977, propõe uma arquitetura livre de restrições, com estilo high tech. A estrutura de apoio e os sistemas de movimento e fluxo, como as escadas, foram destinados ao lado externo do edifício, liberando o espaço interior para museu e áreas de atividade. Dirigido por Richard Copans, o episódio traz tudo sobre este símbolo parisiense.

O segundo episódio, exibido dia 18 de fevereiro e dirigido por Frederic Compain, fala da Escola Bauhaus de Dessau, na Alemanha. O edifício, construído em 1926, permanece como a construção mais importante de Walter Gropius – um dos nomes mais importantes da arquitetura do século XX. O prédio abrigou uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha e hoje mantém a sua liderança como uma das melhores universidades do país.

Ainda em fevereiro, o terceiro episódio de “Arquiteturas” explora a Ópera Garnier, também na capital francesa. O episódio dirigido por Stan Neumann fala do suntuoso edifício da casa de ópera, que é considerado uma das obras-primas da arquitetura do século XIX. Desde o momento de sua inauguração, o público ficou encantado com a variedade dos materiais usados em sua construção e decoração. O projeto assinado por Charles Garnier começou a ser construído em 1862 e levou 13 anos para ser finalizado.

“Arquiteturas” ainda mostra tudo sobre os projetos do Museu Judaico de Berlim, a Casa Milá (de Antonio Gaudí), o Museu Guggenheim Bilbao, Satolas, o Familistério, a Casa de Vidro, a casa Sugimoto e o Palácio de Recepções e Congressos em Roma. A série vai ao ar todas as terças-feiras, às 23h30. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado