Exposição "Tomie Ohtake: Correspondências" em documentário inédito

 
A atração mostra as principais obras da artista plástica no dia 26/02, quarta, às 21h30, no SescTV

 
                                                                                                                                          Foto: Documenta Vídeo Brasil
  
Episódio da série Artes Visuais passeia pela exposição Tomie Ohtake: correspondências, a primeira de três exposições que o Instituto Tomie Ohtake preparou para comemorar, em novembro de 2013, o centenário de nascimento da artista plástica que dá nome ao instituto. Com curadoria de Agnaldo Farias e Paulo Miyada, a exposição apresenta os principais trabalhos da carreira de Tomie desde 1956 até 2013. O programa tem direção de Cacá Vicalvi e estreia no dia 26/02, quarta, às 21h, no SescTV
  
Guiada por Myiada, a exposição pesquisa temas recorrentes da produção de Tomie, como gesto, cor e materialidade, e procura conhecer as particularidades da artista, explica o curador. “Em geral, na obra da Tomie, o gesto tende a circularidade”, completa. Permeando as obras da japonesa, naturalizada brasileira, estão algumas abstratas, do início de sua carreira, feitas com papel rasgado e colagens, cujos detalhes são analisados por Myiada. Esses trabalhos foram utilizados por ela como esboço para suas pinturas, revela o curador. 
  
Myiada revela que um dos conceitos para montar a exposição foi simbolizar uma festa de aniversário e artistas seriam os convidados. Por isso, o evento é pontuado por obras de artistas contemporâneos como Lia Chaia; Mira Shendel; Hércules Barsotti, Nuno Ramos, Carla Chaim e Jac Leiner.  De alguma forma, os trabalhos deles se relacionam com os de Tomie. As especificidades em comum existentes entre as produções da japonesa e as desses artistas são comentadas pelo curador. 
  
O documentário também mostra desenhos do arquiteto Oscar Niemeyer, amigo de longa data de Tomie, cuja semelhança com a artista está nos gestos circulares. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado