SescTV estreia documentário sobre o ciclo de produção do cacau em Ilhéus, na Bahia

 

Episódio da série Coleções, a produção vai ao ar no dia 20/02, quinta, às 21h30

 

 

                                                                                         Foto: Giros Produções


Com o tema Ciclos da Terra, a série Coleções apresenta o episódio Cacau, que aborda o ciclo de produção dessa planta na cidade de Ilhéus, na Bahia, desde o plantio até o produto final: o chocolate. Além disso, comenta a crise do cacau e a tentativa de transformar a região em um polo de produção de chocolate. Com direção geral de Belisario Franca, o documentário estreia no dia 20/02, quinta, às 21h30, no SescTV.

 

O programa discorre sobre a chegada do cacaueiro no Brasil em 1746.  Planta de clima quente e úmido, nativa da Amazônia e da península mexicana, foi cultivada, a princípio, apenas como uma planta exótica, tornando-se fonte de renda para o estado da Bahia em 1830. Com o desenvolvimento do cultivo do cacau, houve um importante crescimento populacional e econômico na região a partir do final do século 19 e início do 20. Nessa época surgiram os coronéis do cacau, empreendedores responsáveis pelo patrimônio histórico em Ilhéus.

 

O episódio mostra como reconhecer os cacaus de qualidade; o processo de produção da planta; quem são os agricultores; a tentativa de turismo na região, sem sucesso; e a cidade de Ilhéus como a maior produtora do fruto no mundo até ser infectada pela praga vassoura-de-bruxa no final da década de 80. Atualmente, a cidade ainda está entre os maiores produtores de cacau do planeta. A atração também contempla a produção de chocolate de Ilhéus, que ainda está dando seus primeiros passos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado