Arnaldo Pappalardo é atração de documentário inédito no SescTV

 
O fotógrafo e arquiteto comenta sua obra no dia 26/03, quarta, às 21h30 
  
 
                                                                                                     Foto: Documenta Vídeo Brasil  

Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Arnaldo Pappalardo discorre sobre sua carreira como fotógrafo e apresenta sua obra em episódio da série Artes Visuais, no dia 26/03, quarta, às 21h30, no SescTV, com direção de Cacá Vicalvi. 
  
Em seu atelier, Pappalardo, que ficou conhecido por se destacar na fotografia publicitária no Brasil, conta como surgiu seu interesse em trabalhar com imagens e mostra a revista que publicou suas primeiras fotos, inclusive na capa, em 1976, quando ele cursava a faculdade de arquitetura. 
  
O fotógrafo explica algumas de suas exposições. Sua primeira individual foi em 1982, intitulada Tensão sobre a Calma.  Pappalardo explica o por que de se chamar assim. Esse título foi repetido por ele em outra exposição na Pinacoteca do Estado, em 2008. Ainda nos anos de 1980, ele expôs fotos que fez do litoral brasileiro no Museu de Arte de São Paulo – MASP. 
  
O documentário visita o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, onde o fotógrafo discorre sobre a exposição Tavoletta, 2013, que trata da complexidade e une imagens com tecnologias. Inspirado no arquiteto Italiano Filippo Brunelleschi (1377 – 1446), Pappalardo trabalha com fotografias alteradas a partir de imagem de espelho e vídeos em full HD. 
  
Também estão no programa as técnicas que o Pappalardo utiliza na fotografia; a importância da cor e suas alterações; a sobreposição de imagens; e a origem da fotografia em uma câmera escura. 
  
  
  
Sobre a série Artes Visuais 
  
Diversos nichos de produção de artistas ligados à arte contemporânea brasileira. Os episódios são construídos com depoimentos dos artistas em ateliês e exposições. Como em uma visita guiada, o telespectador é conduzido pelo autor que fala sobre suas obras. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado