Crise na Ucrânia é tema de 'Milênio' da próxima semana

 

Na próxima segunda-feira, dia 10, a GloboNews exibe o programa ‘Milênio’ sobre a crise na Ucrânia, que criou tensões nas relações entre Rússia e Estados Unidos como não se via desde a Guerra Fria. Para compreender os movimentos nesse complexo tabuleiro geopolítico que afeta os rumos do planeta, o correspondente Luís Fernando Silva Pinto entrevista Angela Stent, especialista nas relações entre Estados Unidos, Rússia e Europa. Stent já serviu ao governo americano no Departamento de Estado, foi consultora da OTAN e, hoje, ocupa o cargo de diretora do centro para estudos Eurasianos, Russos e do Leste Europeu e é professora de governo e diplomacia da Universidade de Georgetown.

 

A ocupação militar russa da Crimeia, após uma revolta popular que tomou as ruas de Kiev contra o governo de Viktor Yanukovich por causa do cancelamento de um acordo com a União Europeia, levou os Estados Unidos a ameaçarem os russos com sanções e a serem consideradas retaliações contra os americanos. Enquanto isso, a Ucrânia, peça-chave para a distribuição de gás para a Europa, está à beira da falência e dividida politicamente.

 

Após a Guerra Fria, a Rússia herdou o exército, a economia e o resultado da disputa geopolítica da antiga União Soviética. Mas deixou de ser o nêmesis dos Estados Unidos. Em um mundo multipolar, multiplicaram-se as disputas econômicas e também os antagonistas. O Irã, a Coreia do Norte e o Paquistão, por exemplo, e organizações terroristas como a Al-Qaeda passaram a tirar o sono dos estrategistas norte-americanos. A antiga luta convencional - dos grandes exércitos e por fronteiras - se transformou em um jogo de xadrez com vários tabuleiros em que os jogadores podem ser ao mesmo tempo, aliados ou competidores, dependendo do tema.

 

O ‘Milênio’ vai ao ar na GloboNews na próxima segunda-feira, dia 10, às 23h30.

 

Foto: Angela Stent em entrevista a Luís Fernando Silva Pinto para o ‘Milênio’

Crédito: Divulgação/ GloboNews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado