DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 10 A 14 DE MARÇO


SEGUNDAS DA MÚSICA - 10/03

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE INÉDITO 
“BOSSA NOVA SOL NASCENTE” (documentário)
Dia 10 de março, segunda, às 21h10
Horários alternativos: terça, à 1h10 e às 15h10 / quarta, às 9h10 / sábado, às 18h30

Sinopse: No centenário da imigração japonesa no Brasil, a bossa nova completou 50 anos. O banquinho e o violão atravessaram mares e fincaram raízes do lado de lá. No ritmo de João Donato, Leila Pinheiro, Carlinhos Lyra e Menescal, muitos artistas brasileiros lançam primeiro seus discos em Tóquio. Se em 1908 a comunidade nipônica veio para cá fugindo da crise, hoje é atraída pelos acordes dissonantes de João Gilberto. No documentário dirigido por Paulo Maurício Germany Costa, ele retrata o vaivém imigratório no compasso da música brasileira. 

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE INÉDITO 
TITÃS - A VIDA ATÉ PARECE UMA FESTA” (documentário)
Dia 10 de março, segunda, às 22h10
Horários alternativos: terça, às 2h10 e às 16h10 / quarta, às 10h10 / domingo, à 0h30 e às 21h
Sinopse: Desde que começou a tocar em sua banda, o músico Branco Mello fez questão de registrar os melhores momentos em vídeo. Após 26 anos de filmagens, ele reuniu tudo neste documentário, que traz tudo sobre os bastidores de um dos maiores grupos do rock nacional, formado no auge da carreira por Arnaldo Antunes, Charles Gavin, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Belotto, além de Branco - mas que também teve os músicos André Jung e Ciro Pessoa.
Além de imagens exclusivas, o filme traz entrevistas com os integrantes. Dentre os assuntos tratados, estão alguns polêmicos, como a prisão de Tony Belotto e Arnaldo Antunes por porte de drogas, e a morte prematura de Marcelo Fromer.
 

TERÇAS DAS ARTES - 11/03
PROGRAMA NACIONAL 
“TEIMOSIA DA IMAGINAÇÃO: Isabel Mendes - Mãos que Moldam um Mundo” (série)
Dia 11 de março, terça, às 23h
Horários alternativos: quarta, às 3h e às 17h / quinta, às 11h / domingo, às 5h e às 20h30
Sinopse: “Teimosia da Imaginação” apresenta mestres das artes plásticas de diversas regiões do Brasil que iniciaram e desenvolveram suas obras de maneira intuitiva, sem qualquer formação artística oficial. Ela promove um mergulho no universo criativo e pessoal de cada um desses artistas, dando-lhes espaço para que eles mesmos se revelem ao espectador. A série fala sobre a inevitabilidade da expressão artística e da interferência criativa de pessoas que têm tudo para não fazê-lo, mesmo que as circunstâncias sociais, financeiras ou psíquicas sejam desfavoráveis.
O documentário desta semana mergulha no universo de Dona Isabel, a partir da estreita ligação entre personalidade e criação, através da interseção dos depoimentos da artista com o processo de feitura de suas impressionantemente delicadas bonecas de barro.
 

PROGRAMA INTERNACIONAL INÉDITO EXCLUSIVO
 “ARQUITETURAS – O Familistério de Guise” (série)
Dia 11 de março, terça, às 23h30
Horários alternativos: quarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / domingo, às 5h30 e às 20h
Sinopse: “Arquiteturas” traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas de todo o mundo. O episódio desta semana se dedica ao Familistério de Guise, na França. Lá, Jean-Baptiste Godin colocou em prática as ideias de Charles Fourier sobre vivência comunitária, construindo uma habitação coletiva suntuosa para os trabalhadores de sua fábrica.

QUARTAS DO CINEMA - 12/03
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS INÉDITO 
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “Ribeirinhos do Asfalto” e “Ensolarado”
Dia 12 de março, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 15h40 / domingo, às 9h
Sinopse: O “A Vida é Curta!” desta semana traz dois curtas-metragens. O primeiro é “Ribeirinhos do Asfalto”, dirigido por Jorane Castro. O filme traz a atriz Dira Paes como Deisy, que mora na ilha do Combu, em frente a Belém, do outro lado do rio. Ela sonha em morar na cidade, em meio às luzes que vê de sua casa na entrada da mata. Com a ajuda da mãe, vai tentar realizar seu desejo. Em seguida, o curta “Ensolarado”  mostra uma família frente ao gesto humano simples e extraordinário de dizer adeus debaixo da luz intensa do sol. Quem assina a direção é Ricardo Targino.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“CURTA! RELÂMPAGO – Emprego Temporário” (filme)
Dia 12 de março, quarta, às 22h45
Horários alternativos: quinta, às 2h45 e às 16h45 / sexta, às 10h45
Sinopse: O curta-metragem dirigido por Leonardo Esteves é uma comédia onde dois cinéfilos vão ao cinema assistir a um filme brasileiro nos anos Collor. A produção traz fortes elementos do cinema marginal.

PROGRAMA INTERNACIONAL INÉDITO EXCLUSIVO
“FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA – Meu Tio” (série)
Dia 12 de março, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / domingo, às 4h / segunda, à 0h
Sinopse: A série francesa traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. O episódio desta semana faz uma análise de “Meu Tio” (1958). O filme dirigido por Jacques Tati conta com Jean-Pierre Zola, Alain Becourt e o próprio diretor no elenco, que vive o protagonista, Mr. Hulot. O personagem, que é um sujeito bom e desengonçado, vive em um bairro pobre e antigo de Paris, enquanto sua irmã e seu cunhado vivem em uma casa moderna onde tudo é automático. O cunhado ainda faz de tudo para afastar seu filho do tio pobre. Entre os depoimentos do documentário está o do diretor, roteirista e produtor norte-americano David Lynch.

QUINTAS DO PENSAMENTO - 13/03
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA EXCLUSIVO
“IMPRESSÕES DO BRASIL – Cristovão Tezza” (série)
Dia 13 de março, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / sábado, às 13h30 / domingo, às 6h40 / segunda, às 8h

Sinopse: O episódio de “Impressões do Brasil” desta semana se dedica a Cristovão Tezza. Ele começou como poeta e escreveu seu primeiro livro aos 13 anos. Na juventude fez teatro, trabalhou na marinha mercante, foi trabalhador ilegal na Europa e relojoeiro. Nascido em Lages (SC), Cristovão vive em Curitiba, onde começou sua carreira literária. Exímio criador de diálogos rápidos, concisos e cheios de expectativa, sua trajetória como escritor de estilo solidamente definido vem sendo reconhecida e premiada.

PROGRAMA INTERNACIONAL ESTREIA 
“VICTOR HUGO” (documentário)
Dia 13 de março, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 21h30 / domingo, às 14h30 / segunda, à 1h e às 11h

Sinopse: “Victor Hugo” é uma odisseia que mapeia a vasta imaginação do poeta e dramaturgo francês Victor Hugo. Poucos escritores criaram, no decorrer de suas carreiras, tantas imagens quanto Victor Hugo - principalmente através de suas palavras, seus poemas, suas sagas ficcionais e seus escritos valiosos, nos quais ele grava detalhes sobre sua própria vida, assim como a de seus contemporâneos, sua época e suas considerações sobre grandes homens, como Shakespeare. O documentário dirigido por Henry Colomer também fala sobre desenho e pinturas de Victor Hugo.

SEXTAS DA SOCIEDADE - 14/03
PROGRAMA NACIONAL  ESTREIA 
"FILHOS DE GANDHY" (documentário)
Dia 14 de março, sexta, às 21h40
Horários alternativos: sábado, à 1h40 e às 22h30 / segunda, às 2h e às 15h40 / terça, às 9h40
Sinopse: Com direção de Lula Buarque de Hollanda e filmado em Super 16 mm, o filme conta a história do grupo de afoxé Filhos de Gandhy. O grupo desfila desde 1949 nas ruas de Salvador durante o Carnaval, tendo como bandeira os ideais pacifistas do líder político indiano Mohandas Gandhi (1869-1948), o Mahatma (a grande alma). Na verdade, quando surgiu, o bloco funcionou como palanque, uma forma de burlar a então proscrição do Partido Comunista Brasileiro, determinada em 1948.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado