DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 17 A 21 DE MARÇO


SEGUNDAS DA MÚSICA - 17/03

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE INÉDITO 
“SEDE DO PEIXE – MILTON NASCIMENTO” (documentário)
Dia 17 de março, segunda, às 21h15
Horários alternativos: terça, à 1h15 e às 15h15 / quarta, às 9h15 / sábado, às 18h15 / segunda, às 5h

Sinopse: O documentário traz uma reunião de grandes nomes da Música Popular Brasileira promovida por Milton Nascimento. Em dezembro de 1997, cantor e compositor mineiro juntou amigos e parceiros de carreira no especial “A Sede do Peixe” no Rio de Janeiro. Participaram da produção Caetano Veloso, Alcione, a banda Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil. Dirigida por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, o documentário é uma relíquia cultural, que retrata momentos descontraídos e inesquecíveis na carreira de um dos maiores ícones da MPB.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“CHICO E AS CIDADES” (documentário)
Dia 17 de março, segunda, às 22h30
Horários alternativos: terça, às 2h30 e às 16h30 / quarta, às 10h30 / domingo, às 2h30 / segunda, à 0h
Sinopse: Dirigido por José Henrique Fonseca, o documentário traz o show "As Cidades", do álbum homônimo de Chico Buarque. Além disso, o especial filmado em película traz belas cenas captadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, onde o compositor dá depoimentos sobre sua vida e carreira. Entre as participações especiais estão: Jamelão, Maria Bethânia, Oscar Niemeyer e a Velha Guarda da Mangueira. Apresentando entrevistas, making of e clipe, a produção conta ainda com extras com três músicas inéditas - Futuros Amantes, Injuriado e Cecília.

TERÇAS DAS ARTES - 18/03
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS  ESTREIA 
“REIDY – A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA” (série)
Dia 18 de março, terça, às 21h15
Horários alternativos: quarta, à 1h15 e às 15h15 / quinta, às 9h15 / sábado, às 20h15 / domingo, às 13h15 / segunda, às 2h15
Sinopse: O urbanista Affonso Eduardo Reidy é um dos principais nomes da arquitetura moderna brasileira. Nascido em Paris e radicado no Rio de Janeiro, ele se destacou pela primeira vez ao vencer a Bienal de 1953 com o projeto do Conjunto Habitacional do Pedregulho. Nas décadas seguintes trabalhou em várias obras que moldaram a cidade maravilhosa, como o Museu de Arte Moderna, o aterro e o Parque do Flamengo.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE INÉDITO EXCLUSIVO
 “ARQUITETURAS – A Casa de Vidro” (série)
Dia 11 de março, terça, às 23h30
Horários alternativos: quarta, às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / domingo, às 2h e às 19h

Sinopse: A série “Arquiteturas” traz para a tela do Curta! a história e curiosidades sobre algumas das mais importantes obras arquitetônicas de todo o mundo. O episódio desta terça fala sobre a Casa de Vidro. De 1928 a 1932, o decorador Pierre Chareau construiu em Paris, na França, uma casa de vanguard, feita de aço em vidro. Poética e lúdica, a construção é cheia de surpresas e provoca choques de inspiração.

QUARTAS DO CINEMA - 19/03
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS INÉDITO 
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “A Revolta dos Canudos”, “O Pulso”, “A Mulher do Atirador de Facas” e “Banquete”
Dia 19 de março, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 13h20 / domingo, às 6h30
Sinopse:  “A Vida é Curta!” desta semana traz quatro curtas-metragens. O primeiro é “A Revolta dos Canudos”, que conta com Edson Celulari e Gerson de Abreu no elenco e Eliana Fonseca na direção, retrata a revolta de pacientes de uma clínica de emagrecimento, que resolvem provar que estão felizes do jeito que estão. Em seguida, “O Pulso”, de José Pedro Goulart, tem Letícia Spiller e Werner Schünemann no elenco e mostra a história de um rapaz que, sem qualquer razão aparente, cai morto na rua. Não há mais vida, mas existem sentimentos.

Depois é a vez de “A Mulher do Atirador de Facas”, dirigido por Nilson Villas Boas. Num Circo, o grande número é o do atirador de facas e sua mulher, um casal que na vida real se arrisca num espetáculo de muita perícia e frieza, respeitando um tratado de sangue. O elenco conta com nomes como Carla Camuratti e Ney Latorraca. Por último, “Banquete” fala de dois mendigos, que se sentam à frente de um restaurante de luxo e comem as comidas que são jogadas no lixo, conversando sobre elas e listando os pratos servidos ali e em outros restaurantes da categoria. Com direção de Marcelo Laffitte, o curta tem Norma Bengell e José Wilker no elenco.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE INÉDITO 
CURTA! RELÂMPAGO – “Ensaio de Cinema”
Dia 19 de março, quarta, às 22h43
Horários alternativos: quinta, às 2h43 e às 16h43 / sexta, às 10h43 / domingo, às 11h14
Sinopse: Dirigido por Allan Ribeiro, o curta-metragem “Ensaio de Cinema” é um balé de corpos repleto de citações a grandes obras da história do cinema. Ele mostra a intimidade de um casal de dançarinos interpretados por Gatto Larsen e Rubens Barbot - as duas mentes por trás da Companhia de Dança Rubens Barbot - numa performance que faz a coreografia de uma paixão. A produção conquistou prêmios em vários festivais pelo Brasil. 

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS  ESTREIA EXCLUSIVO
“FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA – Quanto Mais Quente Melhor” (série)
Dia 19 de março, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 16h e às 19h30
Sinopse: A série francesa traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. O episódio desta semana faz uma análise de “Quanto Mais Quente Melhor”. Filmado por Billy Wilder em 1958, o filme é, ao mesmo tempo, uma sátira aos Estados Unidos e seus plagiários, uma paródia burlesca, um suspense, uma comédia musical filmada em preto e branco. A produção é considerada uma das maiores comédia de todos os tempos.
 
QUINTAS DO PENSAMENTO - 20/03
PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  ESTREIA 
“LIVING WITH CAMUS” (documentário)
Dia 20 de março, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 22h / domingo, às 15h / segunda, às 4h e às 11h

Sinopse:Albert Camus é hoje o escritor francês do século XX mais lido mundialmente e este documentário vai em busca de seus leitores apaixonados. Os admiradores de Camus formam uma grande "comunidade", que ultrapassa fronteiras. Um grupo animado e improvável, que conta com pessoas de diferentes caminhos da vida, como cantores de rock, um padre bretão, um abolicionista americano, um procurador de Chicago, um calígrafo japonês e uma dançarina de Yaoundé.

SEXTAS DA SOCIEDADE - 21/03
PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE INÉDITO 
“O VELHO - A HISTÓRIA DE LUIZ CARLOS PRESTES” (documentário)
Dia 21 de março, sexta, às 21h40
Horários alternativos: sábado, às 2h / segunda, às 15h / terça, às 9h
Sinopse: O documentário dirigido por Toni Ventura fala sobre um dos personagens mais perseguidos da história latino-americana do século XX: Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança. O polêmico líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB) encarnou uma causa e, por mais de 35 anos, carregou ideais que hoje estão soterrados. O documentário atravessa setenta anos da conturbada história contemporânea brasileira, onde Prestes foi um dos protagonistas principais: a épica marcha de 25.000 km da Coluna invicta nos anos 20; o dramático romance com a judia alemã Olga Benário, durante a desastrada revolução comunista de 1935; o golpe militar; a luta armada e a dura repressão política entre 1964 e 1974. A produção conta com depoimentos de jornalistas, família, amigos, ex-membros do PCB e historiadores e, ainda, raro material de arquivo em vídeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado