Filmes, debate e reportagens marcam o mês da Mulher no Futura

Em homenagens às mulheres, o Canal exibe produções de Fassbinder e matérias sobre a presença feminina no mercado de trabalho

 

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Futura exibe neste mês uma programação inspirada no público feminino. Nos sábados de março, às 22h, o Canal apresenta uma série de filmes do cineasta Rainer Werner Fassbinder, que explora os dilemas e a força das mulheres, na faixa do Cine Conhecimento. Os telespectadores poderão assistir a produções da carreira do diretor alemão acompanhadas por comentários de Lorena Calábria. As personagens de Fassbinder em cartaz no Futura em março são: “Martha” (8); “O Desespero de Veronika Voss” (15); “Lili Marlene” (22); e “Lola” (29).

No dia 11 de março (terça-feira), às 21h, o Sala Debate trata da presença da mulher no mercado de trabalho. Segundo especialistas, o aumento da mão de obra feminina é a causa de dados apresentados em recente pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A investigação aponta que 36% das mulheres empreendedoras abriram ou abririam mão do relacionamento afetivo caso este se tornasse uma barreira ao sucesso profissional. Outras informações também serão discutidas por convidados ao vivo no estúdio. O público também poderá participar do programa pelo Twitter (@canalfutura) ou Facebook do Futura.

Na semana de 10 a 14 de março (segunda a sexta-feira), o Conexão Futura, às 14h50, também aprofunda o tema destacando nas reportagens alguns trabalhos desenvolvidos por mulheres que são referências em suas áreas nas diferentes regiões do Brasil. Confira abaixo mais informações sobre a programação.

 

CINE CONHECIMENTO

Mostra “As mulheres de Fassbinder”

Aos sábados (8, 15, 22 e 29/3), 22h

Reprises: domingos, às 22h

 

8/3 - Martha       

Duração: 120 min

Classificação indicativa: 16 anos

Após a morte do seu pai dominador, a bibliotecária Martha casa-se com um rico empresário. Em pouco tempo, se torna vítima da personalidade fria, cruel e perversa de seu marido, que controla sua vida de maneira manipuladora e sufocante.

 

15/3 - O Desespero de Veronika Voss 

Duração: 120 min

Classificação indicativa: 16 anos

Munique, 1955. Um locutor esportivo conhece a decadente atriz Veronika Voss, uma antiga estrela da UFA, a empresa cinematográfica da Alemanha Nazista. Ele começa investigar o seu passado e as razões que a levaram a se viciar em morfina.

 

22/3 - Lili Marlene

Duração: 120 min

Classificação indicativa: 14 anos

Ao gravar a popular canção 'Lili Marleen', Wilkie torna-se a cantora mais famosa da Alemanha de Hitler. Mesmo no auge do fama, não encontra a felicidade, pois vive um romance proibido com Robert, um músico judeu que participa da resistência contra os nazistas. Será que o amor deles resistirá aos tempos de guerra? Baseado livremente na autobiografia da cantora Lale Andersen, 'Lili Marlene' é um melodrama típico de Fassbinder, no qual o cineasta expõe sua visão irônica da sociedade nazista.

 

29/3 - Lola

Duração: 120 min

Classificação indicativa: 16 anos

Lola, uma sedutora prostituta e cantora de cabaré, orgulha-se de ser uma conquistadora de homens. Quando conhece um respeitado funcionário público, ela fará de tudo para conquistá-lo e ascender numa sociedade onde tudo e todos estão à venda. Crítica ácida do milagre econômico da Alemanha do pós-guerra, Lola é a homenagem de Fassbinder ao clássico “O Anjo Azul” (1936), de Josef Von Sternberg, outro mestre do cinema alemão.

 

SALA DEBATE

Terça-feira, 11/3, às 21h

Reprise: domingo, às 21h

 

Tema: A mulher e o mercado de trabalho

Recente pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) afirma que 36% das mulheres empreendedoras abriram ou abririam mão do relacionamento afetivo caso este se tornasse uma barreira ao sucesso profissional. Outras 40% das entrevistadas informaram que precisariam pensar mais a respeito antes de tomar uma decisão - não descartando a possibilidade de romper com o relacionamento. Somente 25% das mulheres disseram que com certeza não abririam mão do relacionamento.

De acordo com especialistas, esse fenômeno é resultado de uma maior presença das mulheres no mercado de trabalho. O Sala Debate, aproveitando esse gancho e a semana internacional da mulher, irá discutir esse assunto ao vivo em estúdio com a participação de convidados.

 

CONEXÃO FUTURA

Reportagens da semana da Mulher

De segunda a sexta-feira (10 a 14/3), às 14h50

 

·         Segunda-feira – 10/03 – A pauta é Direitos Humanos, violência e juventude, com foco na região Sudeste;

·         Terça-feira – 11/03 – Destaque ao trabalho das Mães Sociais, desenvolvido na região Nordeste;

·         Quarta-feira – 12/03 – Política nacional de atenção integral à saúde das mulheres e direitos sexuais e reprodutivos, na região Sul;

·         Quinta-feira – 13/03 – Entrevista com liderança do movimento Xingú Vivo fala sobre mulheres indígenas no Norte do Brasil;

·         Sexta-feira – 14/03 – A Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República fala com o Conexão diretamente de Brasília, Centro-Oeste.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado