'GloboNews Literatura' estreia temporada com especial sobre 50 anos do golpe militar

 

No mês em que o golpe militar completa 50 anos, o ‘GloboNews Literatura’ estreia sua nova temporada, dia 28, com um programa especial sobre o tema. Edney Silvestre conversa com o jornalista Carlos Heitor Cony e com o historiador Marco Antônio Villa. Para Edney, uma das partes mais surpreendentes da conversa com Cony é a revelação do autor sobre ter assistido à tomada do Forte Copacabana com ninguém menos que o amigo e vizinho Carlos Drummond de Andrade. “Cony foi processado pelo governo militar por conta das crônicas que escrevia para o extinto ‘Correio da Manhã’. Tinha que levar três testemunhas. O primeiro a se apresentar, e que o defendeu ardorosamente, foi  seu vizinho, isso mesmo, o poeta mineiro”, conta Edney.

 

A entrevista com Marco Antônio Villa também traz muitas surpresas. O historiador afirma que se o golpe não fosse declarado pelos militares, havia outras pessoas dispostas a derrubar o governo de João Goulart, como Carlos Lacerda e até mesmo o cunhado de Goulart, o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola.


Claufe Rodrigues apresenta os lançamentos “Repressão e Resistência: Censura de Livros na Ditadura Militar”, de Sandra Reimão, e “Livros contra a ditadura - Editoras de oposição no Brasil, 1974-1984”, de Flamarion Mauês. Professores da USP, os autores conversam com o repórter sobre livros censurados, editores presos, repressão política e resistência democrática. Sandra destaca em sua pesquisa a censura aos livros ‘Feliz Ano Novo’, de Rubem Fonseca, e ‘Em câmera lenta’, de Renato Tapajós, o único escritor brasileiro preso no período por causa do conteúdo de um livro. Flamarion revela as apreensões de obras e intimidações sofridas pelo editor Ênio Silveira, da Civilização Brasileira.

 

O ‘GloboNews Literatura’ vai ao ar na GloboNews, dia 28, às 21h30

 

Foto: Edney Silvestre e Carlos Heitor Cony nos bastidores do ‘GloboNews Literatura’

Crédito: Divulgação/ GloboNews

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado