Premiado documentário "O Dia Que Durou 21 Anos" é destaque nas estreias do Philos este mês


Produção brasileira sobre o golpe militar de 1964 venceu prêmio de Melhor Documentário de 2013 pela APCA, e fica disponível no serviço de video on demand da Globosat a partir do dia 1º de março

Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade, estreia em março novas produções cinematográficas e concertos. Entre os destaques estão ‘O Dia Que Durou 21 Anos’, premiado documentário brasileiro sobre a participação do governo dos EUA no Golpe de Estado de 1964, no Brasil; o documentário em série "Como a Arte Moldou o Mundo" e os concertos "Verbier 2012: Renaud e Gautier Capuçon tocam Brahms" e "BBC Proms 2011: Hooray For Hollywood".

Dirigido por Camilo Galli Tavares, ‘O Dia Que Durou 21 Anos’ tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos EUA no Brasil, Charles Burke Elbrick. O documentário mostra a influência do governo americano no Golpe de Estado no Brasil em 1964, e apresenta indícios de que a ação militar que deu início à ditadura militar contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca.

Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para apoiar a queda do presidente João Goulart e dar suporte ao governo do marechal Humberto Castelo Branco. A produção brasileira ainda recebeu o Prêmio Especial do Júri no 22° Festival Internacional de Filmes no Arizona e no 29º Festival Internacional de Long Island, ambos nos EUA.

"Guerras Sujas" ("Dirty Wars") é outra das estreias de destaque este mês no Philos. Indicado ao Oscar 2014 na categoria "Melhor Documentário" e premiado no Festival Sundance de Cinema, a produção mostra investigação do jornalista Jeremy Scahill sobre a mais secreta elite do exército americano. A obra é uma adaptação do livro "Guerras Sujas: O Mundo É Um Campo de Batalha", do próprio Scahill, no qual o jornalista investiga o encobrimento do assassinato de cinco civis em operações militares norte-americanas nas invasões ao Afeganistão, Iêmen e Somália.

Com elementos que lembram um thriller político e por vezes uma história de detetive, "Guerras Sujas" é um mergulho em uma das narrações mais importantes e subnotificadas do nosso tempo - os crimes de guerras cometidos pelos EUA. Após realizar a cobertura jornalística de uma ação militar no Afeganistão que ocorreu terrivelmente errada, Scahill começa a seguir o rastro do Comando de Operações Especiais Conjuntas (JSOC), uma elite do exército americano. O grupo atua em pontos remotos do globo, em países como Afeganistão, Iêmen e Somália, e suas operações e bombardeios frequentemente não constam nos registros oficiais. 

Outra estreia do Philos em março, o documentário em série "Como a Arte Moldou o Mundo" é dividido em cinco episódios. Apresentado pelo professor de arte e arqueologia Nigel Spivey, mostra as principais manifestações artísticas ao redor do mundo e os seus reflexos na formação histórica do ser humano. Mesclando antropologia, história social, política, ciência, natureza, arqueologia e religião, a série se dedica a desvendar a evolução da humanidade.

O espetáculo "BBC Proms 2011: Hooray For Hollywood" é uma homenagem à época de ouro dos musicais de Hollywood. Idealizado pelo maestro e arranjador britânico John Wilson, o espetáculo leva o espectador de volta ao melhor das trilhas sonoras do cinema, dos anos 1930 até meados da década de 1960, com músicas como ‘42nd Street’, ‘Top Hat’, ‘Strike Up The Band’, ‘Swing Time’ e ‘Shall We Dance’, entre outras. Também há um tributo especial aos filmes de Fred Astaire e Ginger Rogers. Com músicas rearranjadas e regidas por Wilson, o espetáculo ainda conta com a performance de solistas como Caroline O’Connor, Sarah Fox e Matthew Ford, entre outros.

Por fim, o "Verbier 2012: Renaud e Gautier Capuçon tocam Brahms" é um concerto para violino e violoncelo, apresentado pelos irmãos Capuçon, com as principais músicas do compositor alemão Johannes Brahms, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX. O espetáculo tem regência de Charles Dutoit e Manfred Honeck e participações de artistas renomados como Neeme Järvi, Denis Matsuev, Menahem Pressler e Christoph Prégardien.

Todas as produções estarão disponíveis para os assinantes doPhilos, que podem assisti-las pela TV (através do decodificador da operadora parceira), pelo site www.philos.tv ou por tablets e celulares, através de apps específicos para tablets e smartphones (iPhones, iPads e dispositivos Android).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado