DESTAQUES CANAL CURTA! – DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO



SEGUNDAS DA MÚSICA - 28/04

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  
“UM CERTO DORIVAL CAYMMI” (documentário)
Dia 28 de abril, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 10h / domingo, às 6h

Nesta Segunda da Música, o Curta! vai homenagear Dorival Caymmi, que completaria 100 anos no dia 30 de abril. O documentário, dirigido por Aluisio Didier, é sobre a vida e a obra do compositor baiano. O filme fala sobre sua ida para o Rio de Janeiro e seu envolvimento com outras formas de expressão artística, como o cinema e a pintura.

TERÇAS DAS ARTES – 29/04

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“INTRÉPIDA TRUPE – SERÁ QUE O TEMPO REALMENTE PASSA?” (documentário)
Dia 29 de abril, terça, às 22h
Horários alternativos: quarta, às 2h e às 16h / quinta, às 10h / sábado, às 20h

No documentário dirigido por Roberto Berliner e Beth Martins, a Intrépida Trupe faz um breve mergulho na sua história. O grupo que revolucionou as artes cênicas no Brasil foi criado por artistas da dança, teatro, música e artes plásticas, que tinham em comum a paixão pelo circo. Este encontro promoveu o cenário perfeito para a realização de diversas performances, onde a poética de cada integrante se integra em um forte coletivo. Rico em imagens de arquivos, o filme conta um pouco da história do circo no Brasil através da história da Intrépida. O documentário traz ainda depoimentos de nomes como Deborah Colker, Caetano Veloso

QUARTAS DO CINEMA – 30/04

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  INÉDITO
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “Ser Tão Cinzento” e “Criaturas que Nasciam em Segredo”
Dia 30 de abril, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 17h / domingo, às 12h05
“A Vida é Curta!” desta semana traz dois curtas-metragens. O primeiro é “Ser Tão Cinzento”, que tem direção de Henrique Dantas. O curta é uma recriação da memória do filme "Manhã Cinzenta", do cineasta autodidata Olney São Paulo, uma das mais belas obras cinematográficas produzidas sobre o período da Ditadura Militar. Em seguida, é a vez de “Criaturas Que Nasciam em Segredo”, de Chico Teixeira. Partindo do universo dos bufões, pessoas marcadas desde a antiguidade pelo estigma de garantir a diversão de outros, o documentário retrata o cotidiano de 5 anões que moram em São Paulo.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS ESTREIA
“ÔNIBUS 174” (documentário)
Dia 30 de abril, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / domingo, à 0h e às 20h

Lançado em 2002 e dirigido por José Padilha, “Ônibus 174” é uma investigação baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O seqüestro ocorreu em 12 de junho de 2000, e foi filmado e transmitido ao vivo por 4 horas, paralisando o país. Ao mesmo tempo em que narra o seqüestro, conta a estória da vida do seqüestrador. O documentário intercala as imagens que a televisão fez da ocorrência policial com uma narrativa que revela o bandido como um típico menino de rua carioca, que virou bandido. As duas narrativas dialogam e acabam demonstrando algumas razões da violência no país.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS  EXCLUSIVO  INÉDITO
“A REGRA DO JOGO, DE JEAN RENOIR - FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA” (série)
Dia 23 de abril, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 23h
A série francesa “Filmes Que Marcaram Época” traz documentários que revelam os bastidores de clássicos do cinema. O episódio desta semana faz uma análise de “A Regra do Jogo”, de Jean Renoir. Filmado em 1939, o filme é uma “fantasia dramática” que retrata, com humor, a aristocracia francesa provinciana. Dos nobres aos criados, dos bailes de máscaras aos jogos de caça, uma pequena comunidade se vê presa em uma teia de mentiras, falsos prazeres e amores ilusórios, transformando até mesmo um assassinato em um acidente. Ainda que inicialmente tenha sido mal compreendido e recebido com desprezo, hoje é considerado um dos maiores filmes da história do cinema.

O episódio traz depoimentos de Olivier Curchod, Bertrand Tavernier, Jacques Renoir, Leslie Caron, Olivier Assayas e Claude Gauteur.

QUINTAS DO PENSAMENTO – 01/05

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  
“GRANDES ESCRITORES – Jorge Luis Borges” (série)
Dia 1º de maio, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / sábado, às 19h
Este episódio da série “Grandes Escritores” lembra a vida e a obra do escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino Jorge Luis Borges.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS    
“ENCONTRO COM LACAN” (documentário)
Dia 1º de maio, quinta, às 22h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / domingo, às 5h e às 19h

O documentário sobre o psicanalista e psiquiatra Lacan mostra sua vida cotidiana através de relatos de seus pacientes, alunos, amigos próximos e família. Nascido na virada do século XX, numa família burguesa católica, Lacan tinha um conhecimento enciclopédico e treinado como psiquiatra. Ele era amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre. Mas, apesar de ser um brilhante psicanalista e marcante na teoria e na prática, seus próprios colegas o condenavam, como se ele fosse o demônio. Atualmente, Lacan é considerado o mais moderno, estimulante e até mesmo o mais controverso dos psicanalistas. A direção é de Gerard Miller.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 02/05

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
 “OS CARVOEIROS” (filme)
Dia 2 de maio, sexta, às 22h05
Horários alternativos: sábado, às 2h35 e às 22h / domingo, ás 22h

O documentário dirigido por Nigel Noble fala sobre as famílias que ganham a vida produzindo carvão vegetal para as multinacionais e o impacto que essa atividade tem em suas vidas. Através de depoimentos dos carvoeiros, o filme monta um retrato das famílias pobres do interior do Brasil e do trabalho infantil e semi-escravo usado para a produção do carvão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado