Documentário desvenda a mente dos animais na 'Sessão Philos'


Faixa do canal +Globosat também exibirá em abril apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma e biografia do pintor Caravaggio

Como explicar que um rato pode se esforçar por muito tempo para libertar um semelhante, sem nenhuma recompensa por isso? Ou que o voo de um avião Concorde atrapalharia de maneira dramática uma corrida de pombos? As respostas para estas e outras perguntas sobre como funcionam os cérebros de diversas espécies animais estão no documentário "O que os Animais Estão Pensando", que será exibida em abril na ‘Sessão Philos’. Exibida pelo canal +Globosat todos os sábados, às 17h, a ‘Sessão Philos’ apresenta na TV atrações do acervo do Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade.

Para começar bem o mês de abril, a ‘Sessão Philos’ exibe no dia 5 o espetáculo "Goat Rodeo Sessions com Yo-Yo Ma". Ao lado do violinista Stuart Duncan, do contrabaixista Edgar Meyer e do bandolinista Chris Thile, o grande violoncelista norte-americano de origem chinesa Yo-Yo Ma, considerado um dos melhores do mundo em seu instrumento, apresenta um concerto onde o improviso tem espaço garantido. Ao reunir músicos de estilos e trajetórias bastante diferentes, o projeto resulta em um grande espetáculo musical onde cada arranjo é um ‘goat rodeo’ (rodeio sobre bodes, em tradução livre) - ou seja, uma metáfora para uma situação onde tudo pode acontecer. Aqui, os quatro artistas criam uma música que é ao mesmo tempo inovadora e familiar, composta e improvisada, contemporânea e intimista. O espetáculo foi filmado na tradicional House of Blues, em Boston (EUA).

Dia 12 de abril, o homenageado na ‘Sessão Philos’ é um dos maiores líderes políticos contemporâneos, com a exibição de "O Longo Caminho de Nelson Mandela". O documentário de Clifford Bestall relata a vida do ex-líder rebelde, ex-presidente da África do Sul (1994 a 1999), ganhador do Nobel da Paz em 1993 e considerado o pai da moderna África do Sul, Nelson Mandela. A produção aborda os grupos que Mandela liderou na sua vida adulta, desafiando o governo dos líderes "Afrikaner" que apoiavam o apartheid e a sua dedicação pela igualdade racial na África do Sul. Por essa luta foi condenado à prisão perpétua, mas acabou sendo libertado após 27 anos de reclusão. "O Longo Caminho de Nelson Mandela" é iluminado por entrevistas com amigos confiáveis de Mandela, bem como seus antigos carcereiros, além de apresentar algumas de suas cartas escritas na prisão, assim como seleções de sua autobiografia.

No documentário "Caravaggio", que será exibido na Sessão Philos no dia 19 de abril, vários cientistas, pintores e historiadores utilizam diversas tecnologias para examinar a obra do pintor italiano, na esperança de entender um pouco mais sobre as técnicas que o tornaram único na história da arte. Não se sabe ao certo como Michelangelo Merisi da Caravaggio produzia suas pinturas hiperrealistas, vibrantes e dramaticamente iluminadas. Apesar de muito requisitado pelas igrejas, seus quadros chocavam a sociedade ao misturar o belo ao decadente, o religioso ao obsceno e a luz à sombra, como nunca visto antes. 

Quem nunca imaginou o que há por trás do olhar de culpa de um cachorro? É possível para um rato distinguir entre o que é certo ou errado? Que segredos estão guardados no cérebro de uma ave? No dia 26 de abril, a ‘Sessão Philos’ exibe o "O Que Os Animais Estão Pensando?", episódio da série "Ciência Hoje" que explora os mistérios da mente dos animais. O jornalista e apresentador David Pogue vai mostrar como os pombos-correio conseguem encontrar seu caminho de volta a centenas de quilômetros de distância, como macacos demonstram empatia por um desconhecido em situação inferior, e como funciona uma colmeia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado