Educação Financeira em destaque no Futura em maio

Canal estreia duas séries, O Porco e o Magro (5/5) e Guia de Bons Negócios do Alvin (7/5), e dá dicas no Conexão Futura (6/5) que ensinam a desenvolver um comportamento financeiro sustentável

 

O Futura vai exibir uma programação especial inspirada na Semana Nacional de Educação Financeira, realizada entre os dias 5 e 9 de maio. O Canal coloca no ar duas séries que visam contribuir para o consumo e desenvolvimento financeiro sustentáveis: o infantil O Porco e o Magro e a série documental Guia de Bons Negócios do Alvin, com dicas do consultor norte-americano Alvin Hall. O assunto também será discutido no Conexão Futura.

Em parceria com a BM&FBOVESPA, o Canal apresenta, a partir do dia 5 de maio, de segunda a sexta-feira, 12h25, a terceira temporada de O Porco e o MagroO programa busca ensinar as crianças, por meio da ficção, a lidarem com o dinheiro de forma divertida. O personagem Porco, mais velho e formado em economia pela universidade norte-americana de Harvard, ajuda o Magro a organizar seu orçamento no dia a dia. Ao todo, são dezenove episódios, com cerca de cinco minutos de duração cada.

No dia seguinte, 6 de maio, a partir das 14h30, o Conexão Futura coloca em pauta o orçamento familiar. O programa jornalístico, apresentado por Cristiano Reckziegel, contará com convidados para dar dicas ao público sobre planejamento doméstico, ensinando a economizar no dia a dia e ainda envolver as crianças nessa tarefa. Os espectadores poderão participar pela internet, enviando perguntas pelo Twitter (@canalfutura) ou Facebook do Futura.

No dia 7 de maio (quarta-feira), às 20h10, chega à tela o Guia de Bons Negócios do Alvin, da Skoll Foundation produzida para exibição na BBC.  Nessa série documental, Alvin Hall, profissional da área de finanças com 25 anos de experiência em Wall Street, compartilha seu conhecimento para ajudar empreendedores sociais e "sustentáveis" a garantir o futuro financeiro das empresas. Em oito episódios semanais, de 20 minutos cada um, Alvin viaja pelo mundo à procura de interessados em fazer o bem e aconselha empresas e organizações socialmente conscientes a tornarem seus projetos mais eficazes. Em países da África, Ásia e América do Norte, Hall aponta quais são os desafios dos empresários e os caminhos que devem ser trilhados para alcançarem melhorias em suas áreas de atuação. Entre os beneficiados estão a ONG belga Apopo, que rastreia minas terrestres em Moçambique com a ajuda de roedores, e a CAMFED (Campaign for Female Education), organização que atua na África e luta contra a pobreza e a Aids em comunidades rurais por meio da educação de meninas.

Ainda em união com BM&FBOVESPA, o Futura reforça seu compromisso de contribuir para a formação educacional da população brasileira e lança, em agosto, a terceira edição do Dinheiro no Bolso. O programa usa perguntas e provas para ensinar jovens que acabaram de ingressar no mercado de trabalho a administrar o orçamento e as despesas: faculdade, primeiro emprego, mudança da casa dos pais, contas a pagar e lazer.

 

O Porco e O Magro

Estreia: 5 de maio, segunda-feira

Exibição: segunda a sexta-feira, 12h25

Duração: 5 min

Classificação: livre

 

Conexão Futura

Segunda a sexta-feira, 14h30

Em três horários: 14h30, 14h50 e 15h25

Reprises: terça-feira a sábado, 00h25, e segunda a sexta-feira, 07h30

Durações: 5/ 10/25 minutos

 

O Guia de Bons Negócios do Alvin

Estreia: 7 de maio, quarta-feira

Exibição: às quartas-feiras, 20h10

Reprises: quintas-feiras, 16h30, sábados, 14h30, e domingos, 4h

Duração: 20 min

Classificação: livre

 

Mais informações sobre os programas:

 

O Porco e o Magro faz parte do projeto Turma da Bolsa, da BM&FBOVESPAcujo objetivo é acrescentar a educação financeira às habilidades desenvolvidas pelas crianças desde cedo. Os internautas podem conferir episódios de temporadas antigas no sitehttp://www.turmadabolsa.com.br/.

 

Sinopses do Guia de Bons Negócios do Alvin

Quarta-feira, 7/5, 20h10

Guia de Bons Negócios do Alvin – Apopo

As minas terrestres são assassinos invisíveis. Estima-se que demorem ainda 500 anos para que se eliminem todas elas. Mas será que ratos altamente treinados, com seu olfato apurado, poderão ajudar a encontrá-las mais rapidamente? Alvin acompanha esses incríveis roedores em ação e auxilia a Apopo, em Moçambique, a empresa por trás dessa ideia excepcional, a garantir seu futuro financeiro.

 

Quarta-feira, 14/5, 20h10

Guia de Bons Negócios do Alvin – MSC

As reservas de peixes ao redor do mundo estão ameaçadas. No Japão, 40% de todos os peixes vendidos hoje são importados. Milhões de pescadores dependem dos oceanos para sobreviver.  Porém, sem métodos mais sustentáveis, o mercado enfrenta uma crise crescente. Alvin vai ajudar o Conselho de Proteção Marinha (Marine Stewardship Council - MSC) na dupla tarefa de alertar pescadores e consumidores sobre a importância da pesca sustentável.

 

Quarta-feira, 21/5, 20h10

Guia de Bons Negócios do Alvin – CAMFED

Por toda a África, milhões de meninas são privadas de educação de qualidade. A CAMFED (Campaign for Female Education) pretende mudar esse quadro e interromper o ciclo de pobreza. Com esse objetivo, a organização paga taxas e impostos, compra livros e até mesmo uniformes escolares. Alvin, que superou a origem pobre graças a bolsas de estudo, quer ajudar as meninas da CAMFED a expandirem seus horizontes e a elevarem cada vez mais suas expectativas.

 

Quarta-feira, 28/5, 20h10

Guia de Bons Negócios do Alvin – Kiva

Será que um pequeno empréstimo pode tirar alguém da pobreza? Alvin pretende descobrir a resposta para essa questão emprestando apenas 25 dólares para duas pequenas empresárias na Tanzânia, através do Kiva, um site global especializado em microcrédito. Ele buscará contribuir para que o Kiva atinja sua ambiciosa meta de reduzir a pobreza mundial, promovendo a conexão direta entre financiadores e pequenos empresários.

 

Quarta-feira, 4/6, 20h10

Guia de Bons Negócios do Alvin – Partners in Health

Alvin se depara com o que é ser pobre e HIV positivo na África. A organização Partners in Health acredita que ajudar esses pacientes significa lidar com seus problemas sociais, assim como fornecer os medicamentos de que necessitam. Alvin ajudará a PIH a elaborar um plano de negócios para que seu modelo de sucesso seja reproduzido ao redor do mundo.

 

Quarta-feira, 11/6, 20h10

Guia de Bons Negócios do Alvin – Friends International

Milhares de crianças vivem nas ruas da capital do Camboja, Phnom Penh. A Friends International oferece educação, formação profissional e experiência de trabalho para que essas crianças possam encontrar uma forma de sair das ruas de vez. Alvin Hall aconselha a empresa sobre como aumentar sua renda e ajudar ainda mais jovens.

 

Quarta-feira, 18/6, 20h10

Guia de Bons Negócios do Alvin – IDEI

Na Índia, agricultores lutam para fazer crescer suas colheitas durante os longos meses de seca. A IDEI (International Development Enterprises) tenta auxiliá-los disponibilizando mecanismos de irrigação que alimentam as plantas com uma gota de água por vez. Mas será que os agricultores dispõem de recursos suficientes para pagar por esses produtos? Alvin desafiará a chefe da IDEI, Amitabha Sadangi, a preparar um sucessor.

 

Quarta-feira, 25/6, 20h10

Guia de Bons Negócios do Alvin – Riders For Health

Na África rural, o transporte precário custa vidas. A Riders for Health está mudando essa realidade. Mas será que eles conseguirão criar uma nova rede de transporte médico na área rural da Zâmbia em apenas seis meses? Alvin Hall vai desafiá-los a importar motos, maquinistas de trem e superar todos os obstáculos políticos, legais e financeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado