'Educação.Doc' revela histórias surpreendentes de escolas públicas em todo o Brasil

        

A partir deste domingo, dia 6, a ‘Globonews’ apresenta ‘Educação.doc’, série de documentários em cinco capítulos que discute a realidade da educação no país e revela escolas públicas brasileiras que atuam com extrema qualidade, compromisso e resultados positivos. A ideia é colocar em discussão a maneira de ampliar esses exemplos para ajudar a transformar a educação do país. Com narração de Wagner Moura, a série traz depoimentos de famosos sobre a importância da educação como Camila Pitanga, Viviane Mosé e o rapper Emicida.

Produzida pela Buriti Filmes, ‘Educação.doc’ tem direção dos cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky. “A educação é um tema que acompanhamos de perto há muitos anos. Quando começamos a ver notícias sobre escolas públicas que aprovam 100% dos alunos nos vestibulares, escolas com resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, acima da média das escolas privadas, ficamos com vontade de sair a campo e entender o que está acontecendo”, explica o diretor Luiz Bolognesi.

A dupla de cineastas se dividiu e visitou oito diferentes escolas no Brasil, nos estados do Piauí, Ceará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Foram entrevistados alunos, professores, diretores, autoridades, pensadores da educação e formuladores de políticas públicas, além da comunidade, para entender como é possível fazer a diferença na educação pública e atingir resultados de excelência. “Ao longo da pesquisa, descobrimos que não há uma única fórmula e a resposta não é apenas o dinheiro investido”, conta Laís Bodanzky.

A escolha das escolas visitadas passou pela comparação de bons resultados do IDEB em escolas de áreas pobres, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo. “A partir desta fotografia que os dados mostram, começamos a nos perguntar ‘Como? ’. Como uma escola que está numa área pobre pode ter um bom resultado? Foi isso que nos guiou na jornada em campo”, explica Bolognesi.

‘Educação.Doc’ estreia neste domingo, dia 6, às 20h30, na GloboNews. Dividida em cinco capítulos, a cada domingo um novo episódio será exibido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado