Os curtas “Um Apólogo: Machado de Assis” e “ Meus Oito Anos”, de Humberto Mauro, estreiam no SescTV


As películas vão ao ar no dia 21/04, segunda, às 21h
  
 
                                                                                                       Cena de "Meus Oito Anos". Foto: divulgação.

SescTV exibe dois curtas-metragens do diretor mineiro Humberto Mauro (1897 – 1983), um dos pioneiros do cinema brasileiro. Um Apólogo: Machado de Assis (1936, 15') expõe a biografia do escritor, e Meus Oito Anos (1955, 11'), retrata, de forma poética, a infância de Humberto.  Os curtas-metragens foram restaurados pela Cinemateca Brasileira – Secretaria do Audiovisual – Ministério da Cultura e estreiam no dia 21/04, segunda, às 21h, na série Faixa Curtas, que tem curadoria de Luis Carlos Soares. 
  
Produzido quando ocorreu o centenário de nascimento de Machado de Assis, o curta-metragem Um Apólogo: Machado de Assis narra um pouco da história do escritor e cita suas principais obras. O filme traz ainda uma encenação do conto Um Apólogo, sobre uma conversa entre uma agulha e um novelo de linha para saber quem é mais importante, publicado, a princípio, na obra Várias Histórias (1896), de Machado de Assis. Com fotografia de Manoel P. Ribeiro, a película tem narração e codireção de Roquete Pinto, médico legista, escritor e professor, tido como o pai da radiodifusão. 
  
Já o curta Meus Oito Anos, filmado em preto e branco, mostra a infância de Humberto Mauro em meio às paisagens rurais onde ele cresceu. Inspirado na poesia de Casimiro de Abreu, o filme integra a série de curtas documentários Brasilianas, produzida e dirigida por Humberto Mauro nos anos 50.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado