“Sala de Notícias” exibe novos filmes do “Curtas Universitários”

 


Um dos realizadores do projeto, ao lado da Globo e da ABTU, o Futura apresenta na próxima semana mais cinco curtas-metragens produzidos por universitários de diversas instituições do Brasil

 

O Futura exibe de 14 a 18 de abril, de segunda a sexta-feira, às 14h35, dentro do "Sala de Notícias", mais cinco documentários produzidos por jovens universitários do Brasil. Com cerca de 15 minutos de duração cada, as obras também estarão disponíveis via streaming nos sites do programa (www.futura.org.br/saladenotícias) e do Globo Universidade(www.redeglobo.globo.com/globouniversidade).

Os filmes foram produzidos por meio do projeto "Curtas Universitários" – parceria entre o Futura, a Globo e aAssociação Brasileira de Televisão Universitária. Ao todo, serão exibidos vinte curtas-metragens até o dia 2 de maio. Foram priorizados projetos audiovisuais de alunos do ensino superior que, abordando os mais diversos assuntos, valorizassem questões do interesse público – como educação, saúde, cultura, memória, meio ambiente, direitos humanos e empreendedorismo, além de perfis e histórias pessoais. A seleção contemplou formandos de diversas partes do país: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A partir do dia 14/4, um novo edital vai selecionar mais vinte propostas para coprodução. Mais informações em www.futura.org.br/saladenotícias.

 

CRONOGRAMA DA SEMANA DE 14 A 18 DE ABRIL

 

SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira, 14h35 

 

14/04 – segunda-feira, 14h30 – Abya Yala

Direção: Fernanda Bigaton e Clara Facuri | Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abya Yala significa Terra de Sangue Vital, nome dado pelos índios Kuna ao continente americano antes da colonização. É o caminho que as realizadoras do curta percorrem, do México ao norte do Brasil, retratando os lugares e pessoas, que ao falarem sobre suas vidas e sua maneira de ver o mundo, nos revelam a riqueza cultural e a força da identidade latina que une a todos nós de Abya Yala.

 

15/04 – terça-feira, 14h30 – O que só se ouve falar

Direção: Julia Tami Ishikawa | Universidade de São Paulo

Espaços pacatos e o universo da oralidade contrastam com a dinâmica de grandes cidades brasileiras, onde há um fluxo intenso de informações. Este Sala de Notícias mostra algumas das diferentes nuances do analfabetismo no Brasil e procura relativizar a linguagem, a grafia e a convivência dos indivíduos com o mundo exterior. Baseado em uma narrativa de relatos pessoais e subjetivos, através dos quais questões sobre educação, desigualdade e exclusão vêm à tona, a obra mergulha nas relações dos personagens com a sua própria língua.

 

16/04 – quarta-feira – Tons na música

Direção: Elioenai Paes Gonçalves | Faculdade Cásper Líbero

O programa mostra exemplos de musicistas negras que trabalham com música erudita em importantes instituições do estado de São Paulo.  Em um meio de tradição europeia, essas pessoas procuram romper as fronteiras impostas pela cor da pele e enfrentar o estigma que as associa a estilos musicais populares, como os únicos nichos culturais permitidos aos negro. Através de tons na música, o curta provoca a reflexão do expectador acerca do tema.

 

17/04 – quinta-feira – Futuros Engenheiros

Direção: Maria Luiza Buriham de Siqueira | Universidade Federal de Santa Catarina

Jovens estudantes constroem protótipos veiculares dentro das Universidades e participam anualmente da Maratona Universitária da Eficiência Energética. O evento acontece no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo. A conversa com os futuros engenheiros traz à tona o perfil desses estudantes e das escolas a que pertencem, mostrando a importância do empreendedorismo para superação das dificuldades do dia a dia dos novos profissionais do mercado de trabalho.

 

18/04 – sexta-feira – Vida em Canoa

Direção: Laís Lima | PUC-SP

Às margens do Rio Amazonas, a família Barros, formada por quatro membros ribeirinhos, veem na natureza seu sustento, o lazer e as dificuldades de um viver inimaginável às mentes urbanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado