TVCOM apresenta Porto Alegre – O Mapa da Repressão

Especial mostra locais da Capital gaúcha marcados pela ditadura civil-militar neste sábado (19)

 

Há 50 anos um golpe civil-militar derrubava o governo João Goulart. As imagens dos anos de chumbo em Porto Alegre permanecem na memória de personagens que sobreviveram a esse período e serão apresentadas no especial Porto Alegre – O Mapa da Repressão, que será exibido pela TVCOM neste sábado (19), às 21h.

 

No especial produzido por Fernanda Fell e Tanira Lebedeff, militantes e vítimas da repressão fazem uma viagem de volta ao passado e aos locais onde foram presos e torturados. Alguns desses lugares são o Presídio Feminino Madre Pelletier, a Academia Militar, a Escola Paulo da Gama, o Palácio da Polícia, a casa no bairro Bonfim batizada de "Dopinha" e a Ilha do Presídio.

 

Ignez Maria Serpa Ramminger, codinome Martinha, lembra o período em que ficou numa cela solitária do Madre Pelletier. Ela pertencia à Vanguarda Armada Revolucionária Palmares – grupo em que também militava a presidente Dilma Rousseff. Martinha voltou ao presídio feminino e entrou na antiga cela, que permanece lá, hoje com outra finalidade. João Carlos Bona Garcia, ex-militante da VPR, acompanha a equipe numa visita à Ilha do Presídio.

 

O psiquiatra Bruno Costa e a ativista pelos direitos humanos Lílian Celiberti relatam a tortura a que foram submetidos no Palácio da Polícia Civil - onde funcionava o Dops gaúcho. Dr. Costa foi preso em 1971, por ser filiado ao PCdoB. O sequestro da uruguaia Lílian Celiberti em Porto Alegre, em 1978, expôs a "Operação Condor", o trabalho coordenado de países latinos na repressão aos opositores do governo.

 

A série especial tem produção e reportagem de Fernanda Fell, Tanira Lebedeff e Leonardo Muller, imagens de Renato Soder, edição de imagens de Fernando Lopes e Tiago Lopes e pesquisa de arquivo de Marcelo Machado.

 

Em anexo, imagens do especial Porto Alegre – O Mapa da Repressão (créditos: Renato Soder).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado