Diz Aí – Juventude Rural

Sob a ótica de jovens de áreas rurais, nova temporada da série mostra desafios enfrentados por moradores da zona da mata, agreste e sertão do Nordeste

 

Canal Futura apresenta episódios inéditos de Diz Aí – Juventude Rural nos dias 8, 15 e 22 de maio (quintas-feiras), às21h15. Nesta temporada, a série trata de questões presentes no cotidiano de jovens nordestinos das regiões da zona da mata, agreste e sertão. Os episódios, com 10 minutos cada um, dão voz aos moradores para levar ao público depoimentos, reflexões e experiências sobre o acesso à terra, educação e cultura nessas áreas.

No dia 8/5, são contadas histórias de solidariedade e empoderamento de jovens relacionadas ao Fundo Rotativo Solidário, uma poupança comunitária voltada para a agricultura familiar. A produção do Diz Aí acompanhou os esforços dos jovens agricultores para gerar e fazer circular renda e a esperança de um futuro melhor no campo, no interior de Pernambuco e da Paraíba.

Na semana seguinte, 15/5, o foco é o conhecimento popular. O debate sobre educação e cultura revela lições aprendidas por estudantes do interior do Ceará, Maranhão e Pernambuco. Eles compartilham saberes que envolvem novas possibilidades de compreender o mundo.

O acesso à terra é o destaque no dia 22/5. Para jovens do interior de Pernambuco e da Bahia, a luta, o empenho e a mobilização tornaram possível a conquista do próprio chão e o encontro com a qualidade de vida. O vídeo apresenta diálogos que revelam os desafios e superação de moças e rapazes que permanecem no zona rural para extrair do campo seu sustento egarantir a preservação de suas origens.

Diz Aí – Juventude Rural - Zona da Mata, Agreste e Sertão Nordestino é uma parceria do Canal Futura com o Centro Sabiá, AS-PTA, Assema, Caatinga, Cetra e Sasop, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A série, com episódios de curta duração, traz a opinião de jovens de diversas regiões do país sobre questões étnico-racial e de gênero, mercado de trabalho, sexualidade, cultura, cidadania, meio ambiente, geração de renda, acesso a tecnologias, combate à seca, entre outros temas. O programa busca trazer mais retratos, olhares e reflexões acerca das diferentes realidades brasileiras e latino-americanas.

Diz Aí é fruto do diálogo da área de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura com organizações sociais de todo o país. O processo de produção é coletivo e os jovens são estimulados a pensar no produto audiovisual como ferramenta de transformação social. Após o programa ir ao ar na TV, as discussões permanecem no site www.dizai.org.br.

 

 

Diz Aí - Juventude Rural - Zona da Mata, Agreste e Sertão Nordestino

Estreia: 8 de maio, quinta-feira, 21h15

Exibições: às quintas-feiras (8, 15 e 22 de maio), às 21h15

Duração: 10 min

Classificação: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado