Especial sobre os BRICS aborda os desafios da Índia

 

O segundo episódio da série especial BRICS, que vai ao ar neste domingo, dia 18, revela as novas facetas da Índia, um dos países mais desafiadores do mundo. Em meio às desigualdades, chama a atenção a importância dada à educação, e os resultados aparecem no setor de tecnologia da comunicação. Em visitas às gigantes do setor, o programa traz imagens e depoimentos que contrastam com os de outra Índia, a da pobreza extrema, da corrupção na política, das castas.

 

Dois momentos que ajudam a entender um pouco mais dessa sociedade complexa são a visita a uma fábrica de incenso, onde o dono, que fez especialização na França, conta que realizou uma extensa pesquisa sobre o gosto dos brasileiros para conquistar esse mercado. E a entrevista com um cientista social indiano originário de Goa, que fala sobre violência contra a mulher, as castas e o futuro do país também conhecido como a maior democracia do mundo. Ex-homem de marketing, Gerson da Cunha trabalhou na UNESCO e conta um caso que poderia estar numa peça de Nelson Rodrigues, o da mulher que prestou queixa numa delegacia contra a violência do marido e ouviu do delegado: "Se a senhora não apanhar do seu marido, vai apanhar de  quem?".

 

Idealizado e conduzido pelo jornalista Marcelo Lins, o especial sobre os BRICS é uma série de quatro episódios, que aborda cada um países que integram o chamado clube dos grandes emergentes, junto com o Brasil. Sempre tentando ir além das simplificações ou do exotismo, e em meio às muitas dúvidas e incertezas que cercam essa iniciativa, a proposta é trazer um olhar novo sobre o tema. O Brasil aparece em todos os episódios, nos registros e depoimentos colhidos pela equipe do 'GloboNews Especial' nas viagens à Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

'GloboNews Especial' sobre BRICS vai ao ar na GloboNews no domingo, dia 18, às 20h30.

 

Foto: Bastidores das gravações na Índia

Crédito: Divulgação/ GloboNews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado