Especial sobre os BRICS mostra que segregação racial ainda se destaca na África do Sul

 

 

A África do Sul é a protagonista do terceiro episódio da série especial BRICS, que vai ao ar neste domingo, dia 25. A herança do regime de segregação racial do apartheid salta aos olhos. Ao mesmo tempo, a diversidade étnica das universidades parece indicar que esse cenário está mudando. "Durante o processo de produção das entrevistas, nos demos conta de que boa parte dos personagens que ocupa cargos mais altos, na academia, no governo e até mesmo na ONG criada por Nelson Mandela ainda é branca", conta Marcelo Lins, supervisor de programas da GloboNews e idealizador do programa.

 

De olho nas complexidades sociais dos BRICS, uma das entrevistadas é Nonzwkazi Sgwentu, ativista social numa township (favela) da região da Cidade do Cabo. Ela fala do trabalho com as mulheres vítimas de violência e ressalta a importância de resgatar e fortalecer o Ubuntu, a tradição ancestral presente em boa parte do país, segundo a qual você só pode estar de fato bem se o outro também estiver. O conceito remete ao budismo e a todas as tradições religiosas e espirituais que defendem uma maior justiça entre os homens. Nonzwkaz é casada com um ex-policial, que atuou na repressão ao movimento anti-apartheid, do qual ela participava. 

 

Conduzido pelo jornalista Marcelo Lins, o especial sobre os BRICS é uma série de quatro episódios, que aborda cada um dos países que integram o chamado clube dos grandes emergentes, junto com o Brasil. Sempre tentando ir além das simplificações ou do exotismo, e em meio às muitas dúvidas e incertezas que cercam essa iniciativa, a proposta é trazer um olhar novo sobre o tema. O Brasil aparece em todos os episódios, nos registros e depoimentos colhidos pela equipe do 'GloboNews Especial' nas viagens à Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

'GloboNews Especial' sobre BRICS vai ao ar na GloboNews no domingo, dia 25, às 20h30.

 

Foto: Ativista sul-africana fala da importância das tradições ancestrais à equipe do GloboNews Especial BRICS

Crédito: Divulgação/ GloboNews

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado