Carlos, O Chacal conta em detalhes a história de um dos terroristas mais conhecidos do mundo

 

Esta é a história de Ilich Ramirez Sanchez, conhecido como Carlos, O Chacal, que durante duas décadas foi um dos terroristas mais procurados do mundo. Entre 1974, em Londres, onde tentou assassinar um empresário judeu, e 1994, quando foi preso em Cartum, ele viveu várias vidas, sob vários pseudônimos, trilhando o seu caminho através das complexidades da política internacional da época.

 

Um verdadeiro mito, o venezuelano foi protagonista da história do terrorismo internacional nos anos 1970 e 1980, do ativismo pró-palestino ao Exército Vermelho japonês. Sendo uma figura ao mesmo tempo da extrema esquerda e um mercenário oportunista, contratado pelos serviços secretos das potências do Oriente Médio, formou sua própria organização, instalada do outro lado da Cortina de Ferro, que permaneceu ativa durante os últimos anos da Guerra Fria.

 

A superprodução em três horas Carlos, O Cachal, que o HISTORY exibe em 16/6, segunda-feira, às 22h, traz a história desse revolucionário internacionalista, manipulador e manipulado, que foi levado pelas correntes da história contemporânea até o fim de seu caminho, exilado no Sudão. Lá, ele foi protegido pela ditadura islâmica por um tempo, mas foi o mesmo governo que entregou à polícia francesa este personagem contraditório, tão violento quanto a época em que viveu.

 

Carlos, O Chacal é uma produção do cineasta francês Olivier Assayas. A versão integral de 5h30 foi exibida pela primeira vez no Festival de Cannes de 2011, em sessão especial fora de competição – para descontentamento de Assayas, que gostaria de ter concorrido à Palma de Ouro. A organização do evento, porém, alegou que Carlos teve como destino final a televisão, e não o cinema, o que invalidava a sua participação na mostra competitiva. Carlos também foi exibido no Festival do Rio.

 

Carlos, O Chacal (Carlos, 2010, França/Alemanha)

16/6, domingo, às 22h

Gênero: drama

Direção: Olivier Assayas

Elenco: Édgar Ramírez, Alexander Scheer, Fadi Abi Samra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado