NET e SporTV realizam primeira transmissão ao vivo em 4K no Brasil

 

No dia 28 de junho, às 17 horas, NET e SporTV realizam a primeira transmissão de um jogo de futebol em Ultra HD (4K) no Brasil, durante a Copa do Mundo Fifa 2014TM. Em caráter experimental, a transmissão será nacional, por meio do canal 704 da NET, apenas para clientes com equipamento NET ULTRA HD e aparelhos de TV compatíveis com 4K.

 

Para demonstrar a nova tecnologia, NET e SporTV exibirão o jogo de 28 de junho entre Colômbia e Uruguai para jornalistas e pequenos grupos de convidados, em eventos nas principais capitais do Brasil, incluindo São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) entre outras. Em São Paulo, a tecnologia será demonstrada na Casa Cor.

 

Clientes que adquiriram TVs compatíveis com a tecnologia também foram convidados a participar desta transmissão. NET e SporTV farão ainda a transmissão de mais dois jogos do mundial de futebol em 4K: 04 de julho, às 13 horas (Quartas de Final); e a final do campeonato, no dia 13 de julho, às 16 horas, ambos no Maracanã.

 

Esta é mais uma transmissão inédita realizada pela NET e pelo canal de esportes da Globosat, demonstrando tecnologias que são tendência e capazes de transformar a qualidade da TV brasileira. Anteriormente foram realizadas transmissões também pioneiras em HD e 3D. 

 

"A tecnologia Ultra HD é o próximo passo da TV, uma tecnologia absolutamente recente. E estamos entre os primeiros países a viabilizar produção e transmissão de conteúdo neste formato. Investimos numa unidade móvel de produção de última geração e fizemos o acordo com a Fifa para viabilizar estas transmissões inéditas nesta copa do mundo", observa Roberto Primo,  da Globosat.

 

"A qualidade de imagem tem sido sempre um diferencial do Canal Campeão, e para manter a vantagem temos que acompanhar a vanguarda da tecnologia", diz Pedro Garcia, Diretor do SporTV.

 

"A NET mantém um compromisso com a inovação e o pioneirismo. Os nossos clientes sabem que trabalhamos incessantemente para oferecer novos serviços, novas experiências, novos conceitos. Assim, trazemos novamente a vanguarda da TV para o Brasil. Contamos com uma rede de fibra óptica com altíssima capacidade, que nos permite oferecer esta nova tecnologia, que é a mais moderna que existe atualmente e muito desafiadora em termos de infraestrutura", avalia Marcio Carvalho, diretor de Marketing da NET.

 

TECNOLOGIA 4K x HD

 

A tecnologia 4K oferece resoluções denominadas de ultra-alta-definição (UHD), com imagens cerca de quatro vezes mais nítidas que o HD. São 3840 x 2160 pixels, enquanto que as imagens em alta definição oferecem 1920 x 1080 pixels (Full HD).

 

A imagem em HD tem mais de 2 milhões de pixels enquanto a imagem em 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pixels. Isso influencia diretamente na qualidade da imagem. A maior quantidade de pixels revela detalhes que antes eram imperceptíveis. No entanto, não é só a alta resolução que melhora consideravelmente a qualidade da imagem. As taxas de contraste também contribuem para o aperfeiçoamento da nitidez.

 

Entretanto, os recursos de rede e a banda necessária para transmitir também se multiplicam. Algo só viável graças também ao novo padrão de codificação digital (HEVC) que melhora a compressão do sinal.

 

"Pela primeira vez, será possível acompanhar os jogos com a mais alta resolução disponível no mercado, em um novo padrão de codificação digital (HEVC), que permite aperfeiçoar e transmitir o vídeo com uma resolução quatro vezes maior que a Full HD", explica Márcio Carvalho, diretor de marketing da NET. "Esta inovação envolve toda a indústria, desde quem produz o conteúdo, passando por quem distribui, pelos fornecedores de equipamentos e também pelo consumidor, que precisará de televisores e equipamento NET ULTRA HD novos para assistir estas imagens. É o início de uma nova jornada de transformação, que vai acontecer aos poucos como foi no caso do HD", finaliza o diretor de marketing da NET.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado