Especial dirigido por João Barone refaz os passos dos soldados brasileiros na Itália durante a Segunda Guerra

 

O Caminho dos Heróis relembra a atuação dos "pracinhas" brasileiros no norte da Itália, e faz parte da programação especial do HISTORY dedicada às grandes guerras mundiais, a partir de 28/7.

 

O Caminho dos Heróis, especial inédito que o HISTORY exibe em 31/7, quinta-feira, às 23h, acompanha a jornada liderada por João Barone na Itália para refazer os passos da luta da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. O programa, produzido pela Orbital e Design In, faz parte da programação especial do canal dedicada às grandes guerras mundiais, em lembrança aos cem anos do início da Primeira Guerra, em 1914 (mais informações abaixo).

 

Dois jipes da FEB, restaurados e em perfeitas condições, foram enviados à Itália e usados durante a expedição de Barone e sua equipe pelo norte do país. Lá eles visitaram quinze cidades, e reviveram as histórias desses heróis brasileiros quase desconhecidos:

 

O italiano que mais entende sobre o Brasil na guerra, Giovanni Sulla, morador de Montese, cidade que foi libertada pelos brasileiros; o cozinheiro do quartel general da FEB, em Porretta Terme; e o ex-combatente Toninho Ingrahm, que conta sua história de como foi ferido em combate e voltou ao seu pelotão, depois que fugiu do hospital; são alguns dos personagens que ilustram a produção.

 

Depois que navios brasileiros foram afundados por submarinos nazifascistas, em 1942, mais de 25 mil brasileiros foram enviados para lutar na rigorosa frente de combate italiana, em julho de 1944. Essa é apenas uma parte da saga que os "pracinhas" viveram enquanto lutavam pela liberdade com bravura, em terras distantes. E é o tema central de O Caminho dos Heróis, dirigido e apresentado por Barone.

 

"O Caminho dos Heróis tem tudo a ver com o HISTORY, pois mostra vários elementos que os fãs do canal apreciam: história, ação, drama e comédia, tudo junto. E a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial é um tema muito importante na história recente do país", afirma Barone.

 

João Barone é mais conhecido como o baterista da banda Os Paralamas do Sucesso, mas, nos últimos anos, também tem dedicado seu tempo para pesquisar a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Filho de um ex-combatente (João de Lavor Reis e Silva, um dos "pracinhas" que lutaram para libertar o povo italiano da dominação nazifascista), Barone acredita que esse episódio da história do Brasil merece maior espaço nos currículos estudantis. "É uma história incrível, e quem se depara com ela se apaixona de cara, pois ela revela o quanto os brasileiros são valentes quando o objetivo é defender seu país", completa.

 

Barone já escreveu dois livros sobre o tema (1942 – O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida, de 2008, e A Minha Segunda Guerra, de 2013) e produziu, escreveu e codirigiu o documentário Um Brasileiro no Dia D, de 2006.

 

Sinopse - O Caminho dos Heróis

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, os brasileiros escreveram uma história ímpar com sua participação no front italiano, durante os nove meses de campanha, entre 1944 e 1945. Ainda nas rodadas finais da guerra, no final do inverno e na primavera de 1945, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) conseguiu grandes feitos no front italiano, como as tomadas das cidades de Monte Castello e Montese e o cerco e a rendição de uma divisão alemã inteira, em Fornovo di Taro. Os "pracinhas" brasileiros provaram que eram bons de luta.

 

Mas outro aspecto marcou profundamente a participação do Brasil na guerra: a população local lembra do soldado brasileiro com um sentimento profundo de agradecimento, diferente dos soldados de outras nacionalidades que lutaram por lá. Nas localidades onde os "pracinhas" expulsaram os nazistas existem monumentos, estátuas e cerimônias em honra aos libertadores que vieram de tão longe.

 

Esse é o legado deixado pelos brasileiros depois da guerra e registrado durante a jornada do contemporâneo Grupo Histórico FEB - e de dois jipes -, que partiu do Brasil para a região norte da Itália. Além de mostrar que os soldados brasileiros foram valentes e capazes de grandes atos de heroísmo, o especial O Caminho dos Heróis também relembra atos humanitários memoráveis que os brasileiros demonstraram enquanto estiveram por lá.

 

Programação especial Guerras Mundiais – programação de estreia:

 

Guerras Mundiais: minissérie em seis episódios, de 28 a 30/7 – às 22h

O Caminho dos Heróis: 31/7 – às 23h

Continente Nazi: 1/8, às 22h

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado