Globonews Especial visita importantes observatórios astronômicos no Chile

 

Neste domingo, dia 3, o 'GloboNews Especial' viaja até os observatórios do ESO - European Southern Observatory- , no Chile, para mostrar um dos principais lugares do planeta onde a nossa galáxia pode ser estudada com mais clareza.  A equipe do programa vai a lugares de difícil acesso e enfrenta temperaturas extremas, atravessando a região em busca dos resultados de importantes pesquisas que revelam as substâncias que formam os planetas e a história de tudo que existe ao nosso redor.

 

Essa viagem em busca das novidades que possam revelar mais sobre o nosso universo chega ao Deserto do Atacama, no coração do Chile, onde facilmente as máximas podem ultrapassar os 40°C. O lugar, ao norte do país, é considerado um dos ambientes mais hostis do planeta e, ainda assim, dono de um céu privilegiado. O programa vai mostrar que esta região do Chile concentra as condições perfeitas para observações astronômicas e ainda vai exibir as maiores instalações dessas pesquisas no hemisfério Sul. Por estar a mais de 2.600 metros do nível do mar, portanto acima de qualquer umidade, a região dos telescópios recebe menos de um milímetro de chuva por ano. Incrivelmente, em algumas partes nesta área, não há registros de água nos últimos 500 anos.

 

A particularidade do lugar ainda atraiu especialistas da NASA para dar continuidade aos testes realizados em busca de vida em solo marciano. Uma curiosidade sobre o lugar é que devido a sua exótica localização, o observatório acabou indo parar nas telas do cinema. O longa-metragem "Quantum of Solace", estrelado pelo famoso espião norte-americano, James Bond, transformou parte da área de convivência dos astrônomos em locação para o quartel-general do vilão.

 

A equipe de reportagem foi além. Mais algumas horas seguindo pelo deserto, encontra-se o segundo destino do programa: o centro de controle do "Alma" – Atacama Large Milimeter Array-, perto de San Pedro de Atacama.  Este é o segundo maior experimento científico em andamento no mundo, perdendo apenas para o acelerador de partículas do CERN, na Suíça. O Brasil está em negociação com o ESO para fazer parte desse seleto grupo. "O Brasil é muito interessante para o ESO por conta do crescimento social, pelas pesquisas e tecnologia. A comunidade astronônomica de vocês cresceu fortemente ao longo das décadas", diz Tim de Zeeuw, diretor geral do ESO.

 

O 'GloboNews Especial' vai ao ar neste domingo, dia 3, às 20h30.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado