Série documental de Silvio Tendler chega hoje ao +Globosat


"Brasil Místico" aborda aspectos inerentes às diversas crenças religiosas do Brasil

O Brasil é um país plural. A construção de nosso projeto de identidade nacional teve influência de diversas culturas. E, sem dúvida, as religiões são uma expressão fundamental da riqueza cultural de nosso povo. É justamente sobre esse tema que se desenvolve a série "Brasil Místico", uma co-produção entre o +Globosat e a Caliban Produções, que estreia hoje, dia 14 de julho, às 22h30, no próprio canal. Dirigido pelo documentarista Silvio Tendler e produzido por Ana Rosa Tendler, a obra traz os discursos, os rituais, a fé e a beleza e poesia de religiões existentes no Brasil.

Para isso, conta com a participação de líderes religiosos, fiéis, pesquisadores, especialistas, além de ateus e agnósticos."Nas religiões, podem estar ensinamentos sagrados que nos ajudem a repensar o nosso lugar no mundo, a nossa relação com o próximo, com a natureza, com a vida e com a morte", define Silvio Tendler. "O misticismo no Brasil é uma dimensão indispensável de ser reconhecida por qualquer pessoa interessada em entender este país", conclui.

Abordagem ampla

Com o objetivo de conhecer e registrar as diferentes crenças existentes no Brasil, foram selecionadas mais de 50 religiões no território nacional, surgidas a partir da presença e dos encontros étnicos e raciais entre os povos de origens afro, indígena, europeia e asiática. Para conseguir captar todas elas, Tendler e equipe viajaram por todas as regiões do país atrás de territórios indígenas e templos sagrados. Entre as religiões, estão a protestante, umbanda, espírita, hare krishna, católica, budismo, judaica e islâmica.

 "A convivência inter-religiosa é um dos princípios para a democracia. Em um país com tamanha riqueza cultural como o Brasil, o respeito e a tolerância entre as diversas religiões tornam-se um imperativo", enfatiza o diretor. 

Sobre os primeiros episódios

Todo o processo resultou em uma série de 13 episódios diários sobre temas que vão desde "Religião e Ciência" e "Religião e Mulheres" até "Religião e Política", passando por "Ética, Moral e Religião", entre outros.

Logo na estreia, no dia 14 de julho, o debate gira em torno de "Caminhos da Fé", que tenta abordar o verdadeiro sentido de nossa existência, de onde viemos, para onde vamos, entre outras questões filosóficas. Entre os entrevistados, representantes do Povo Xukuru de Orubá, em Pernambuco; da Congregação Mariana de São Luiz, em Salvador; da Igreja Reformada Ecumênica, do Rio de Janeiro; da Congregação Espírita Umbandista do Brasil; entre outros. Eles falam sobre suas conversões e sobre como suas crenças defendem a passagem da vida na Terra.

Já no segundo episódio, entra em cena o tema "Morte e Imortalidade", que tenta mostrar como cada religião encara o fim da vida terrena, seus rituais e suas questões acerca do que nos espera depois da morte. Para aprofundar a conversa, a série traz antropólogos e filósofos entre os entrevistados, que ajudam o telespectador a entender todo o temor que há da morte no Ocidente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado