Série Movimento Violão presta homenagem a Radamés Gnattali em estreia da temporada “Sinfônica”, no SescTV


  
O primeiro concerto a ser exibido une Eduardo Isaac e Orquestra Metropolitana 
  

Eduardo Isaac e Orquestra Metropolitana. Foto Divulgação.

Em agosto, o SescTV exibe nova temporada da série Movimento ViolãoSinfônica, que apresenta concertos em homenagem a compositores brasileiros que escreveram para violão e orquestra, como Villa-Lobos e Sérgio Assad. O primeiro espetáculo vai ao ar no dia 05, terça, às 20h, e traz o violonista e guitarrista argentino Eduardo Isaac e a Orquestra Metropolitana, que executam obras do arranjador, compositor e instrumentista Radamés Gnattali (1906 – 1988). Os concertos têm regência do maestro Rodrigo Vitta. 

  
O violonista Paulo Martelli, curador da série, conta que demorou para o violão ser aceito nas salas de concerto por sua tradição histórica marginal, principalmente no Brasil. "Então, estamos prestando homenagem a Gnattali, ao Villa Lobos e ao Sérgio Assad nessa série", explica. 
  
Relevante nome da música popular brasileira, Radamés Gnattali produziu muitas composições inéditas e arranjos, ajudando a enriquecer o repertório musical do País. Ele é considerado um dos mais importantes arranjadores do Século XX. Boa parte de sua obra foi dedicada ao violão. Para o maestro Vitta, o cenário musical brasileiro poderia dar um pouco mais de atenção ao compositor. 
  
Eduardo Isaac expõe sua admiração por Gnattali, acredita que ele tem algo semelhante ao compositor argentino Astor Piazzolla, que se tornou um importante criador ao inserir vitalidade em suas canções e se dedicar constantemente à música.   
  
Apesar de já ter tocado e gravado discos com orquestras em países como Estados Unidos, Canadá, França e Espanha, Isaac fala da responsabilidade e de sua realização em participar da homenagem. "Piazzolla, Gnattali, Villa-Lobos, eu penso que as orquestras sinfônicas da América do Sul têm um feeling perfeito para essa música. Por isso, fico muito feliz de poder fazer Gnattali com uma orquestra no Brasil", esclarece. 
  
Gravado no Sesc Bom Retiro, capital paulista, o concerto mostra as composições de Radamés Gnattali: Brasileira nº 13 (Samba Bossa Nova); Brasileira nº 13 (choro); Estudo nº 1; Tocata Em Ritmo de Samba; Concerto nº 3 (Segundo do Momento); e Concerto nº 3 (Movimento).  
  
  
  
Próximos programas: 
  
Especial Heitor Villa-Lobos 
O concerto une o violonista Paulo Martelli e a Orquestra Metropolitana, sob regência do maestro Rodrigo Vitta, para mostrar as principais peças de Villa-Lobos para violão. Dia 12/08, terça, às 20h. Gravado no Sesc Bom Retiro, na capital paulista. 
  
Especial Sérgio Assad 
Duo Siqueira Lima e Orquestra Metropolitana apresentam concerto, sob regência de Rodrigo Vitta, para homenagear o compositor brasileiro Sérgio Assad. Participação de Paulo Martelli. Dia 19/08, terça, às 20h. Gravado no Sesc Bom Retiro, na capital paulista. 
  
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado