Sessão Philos traz documentário sobre a relação da Alemanha de Hitler com o ocultismo

Outras atrações do mês são o concerto do violinista Joshua Bell no Verbier Festival e documentários sobre a vida e a infância do pintor Van Gogh e a influência da Geração Beat pelo mundo

Como explicar a ideologia praticada pelo partido nazista? Por anos, historiadores têm estudado a relação entre Hitler, o partido nazista e o ocultismo. A simbologia utilizada pelo líder do maior grupo alemão da história é tema do documentário "Hitler e o Oculto", atração em julho da 'Sessão Philos'. Exibida pelo canal+Globosat todos os sábados, às 16h, a 'Sessão Philos' apresenta na TV atrações do acervo do Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade.

O que aconteceu por trás de um dos capítulos mais polêmicas da história da humanidade? O mundo inteiro assistiu ao fim do Terceiro Reich, mas poucos realmente sabem como ele começou. O documentário "Hitler e o Oculto" revela os segredos no livro desconhecido do ideólogo racista Jörg Lanz von Liebenfels - um dos precursores do nazismo -, que foi lido por Adolf Hitler no começo de sua vida política. A ideia de "raça pura" e as convenções que a antecediam, além de dos motivos que levaram tantas pessoas a apoiar o führer fazendo-o chegar à liderança do Partido Nazista, fazem parte do documentário, que abre a Sessão Philos do mês de junho, no dia 5.

No sábado seguinte, dia 12, é a vez da música clássica. Joshua Bell, um dos mais admirados violinistas da atualidade, demonstra seu talento em uma apresentação no tradicional Verbier Festival, em 2007. O músico norte-americano interpreta obras de Maurice Ravel e Piotr Tchaikovsky, acompanhado pela UBS Verbier Festival Orchestra, sob a regência de Sir Andrew Davis, e pelo pianista alemão Tobias Koch. No mesmo ano desta performance, Bell participou de uma iniciativa do jornal Washington Post: tocou anonimamente por 45 minutos em uma estação de metrô, e arrecadou apenas US$ 32,17 dos que passavam pelo local. O objetivo era testar se, em um contexto improvável, as pessoas notariam genialidade.

Em "Vincent - A História Completa", a biografia de Vicent Van Gogh é apresentada pelo premiado crítico de arte Waldemar Januszczak, e vai ao ar na Sessão Philos do dia 19 de julho. Após uma extensa pesquisa, Januszczak oferece um diferente ponto de vista sobre um dos maiores pintores pós-impressionistas do mundo, assim como sua vida repleta fracassos e sua fama póstuma. No primeiro episódio, a série apresenta a infância de Van Gogh em um lar religioso no sul da Holanda e o início de sua carreira como artista, passando por uma fase como missionário religioso e por algumas desilusões amorosas.

O grupo iconoclasta de escritores que enfrentou o pós-Segunda Guerra nos EUA e originou um importante movimento literário é o assunto do documentário "A Influência da Geração Beat". A amizade de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs originou a cultura Beat, que começou em Nova York, passando por São Francisco, Cidade do México, Tânger e Paris; até o fim, 15 anos depois, com a publicação de 'Howl' (Ginsberg), 'On the Road' (Kerouac) e 'Naked Lunch' (Burroughs). O trio criticou a literatura, lançou as sementes da contracultura e influenciou o estilo de vida das sociedades que viriam à frente. "A Influência da Geração Beat" encerra o mês na Sessão Philos, indo ao ar no dia 26 de julho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado