Valorização da cultura negra é destaque no Futura

Novas temporadas dos programas "Livros Animados" e "Nota 10 – A Cor da Cultura" chegam à tela nos dias 22 e 23 de julho. Atrações também vão integrar kit educativo para atividades em salas de aula

 

O reconhecimento do patrimônio cultural afro-brasileiro é o mote de duas séries do Futura que ganham temporadas inéditas em julho. No dia 22, Leo Madeira começa a conduzir a terceira edição do Nota 10 – A Cor da Cultura. Em dez episódios semanais, às terças-feiras, 22h, serão apresentadas experiências bem sucedidas no ensino da história e da cultura afro-brasileiras nas escolas. O Nota 10 vai voltar aos municípios onde o projeto de formação dos educadores para implementação da Lei 10.639/03, A Cor da Cultura, foi aplicado: Cuiabá (MT), Recife (PE), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Salvador (BA).

Cada episódio vai tratar de um tema diferente, contemplando diversos pontos de vista, por meio de entrevistas com educadores e alunos e comentários de especialistas, como religiosidade, musicalidade, territorialidade e memória. No primeiro capítulo, Leo vai visitar duas instituições em Curitiba: a Escola Estadual Ernani Vidal e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAF), na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

"Não conhecer a África é como não conhecer a família do pai, saber apenas sobre a família da mãe. Sempre falta algo", opina um dos entrevistados no programa acerca da relação entre os brasileiros e a história do continente negro. O objetivo da série é disseminar iniciativas pedagógicas de sucesso que mostram como a cultura africana está presente na formação da identidade brasileira.

No dia seguinte, 23, entram no ar dez novos episódios de Livros Animados. Semanalmente, a apresentadora Vanessa Pascale se une a um grupo de crianças para mergulhar em histórias infantis relacionadas ao tema. Repleto de brincadeiras e efeitos de animação, o programa ilustra narrativas que giram em torno da mitologia africana, da manifestação da cultura afro-brasileira e do cotidiano do negro no Brasil. As crianças visitam sítios, parques, escolas de samba, tocam instrumentos e pintam tecidos, dentre outras diversões. A terceira temporada do Livros Animados será exibida de às quartas-feiras, 12h.

Livros Animados e Nota 10 integram o kit educativo do projeto A Cor da Cultura, uma iniciativa do Futura e parceiros (mais informações abaixo). Os conteúdos serão usados em atividades em escolas da rede pública em estados como Pará, Maranhão, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul, dentre outros.

 

NOTA 10 – A COR DA CULTURA

Estreia: 22 de julho, terça-feira, 22h

Exibição: às terças-feiras, 22h

Reprises: quintas-feiras, 4h, e sábados, 14h

Duração: 30min

Classificação: livre

 

LIVROS ANIMADOS

Estreia: 23 de julho, quarta-feira, 12h

Exibição: às quartas-feiras, 12h

Duração: 30 min

Classificação: livre

 

 

O que é "A Cor da Cultura"

As séries Livros Animados e Nota 10 fazem parte do material educativo da terceira etapa do A Cor da Cultura, criado há dez anos em consonância com a Lei 10.639/2003, que determina a inclusão do ensino da história e da cultura afro-brasileiras no currículo escolar.

O projeto conta com conteúdos audiovisuais e pedagógicos com intuito de tirar a história da população negra da invisibilidade tanto na tela da televisão quanto nas salas de aula. Para tal, alia exibição nacional de programas sobre a temática ao uso desse conteúdo na formação de educadores.

A Cor da Cultura é uma parceria entre Petrobras, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN), Ministério da Educação, por meio do SECADI, Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, Fundação Roberto Marinho, via Canal Futura, e TV Globo.

Para mais informações, educadores e público em geral podem acessar o sitewww.acordacultura.org.br, que funciona como um ambiente de gestão, relacionamento e espaço para retirada de dúvidas sobre a temática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado