A&E ESTREIA ORPHAN BLACK, A SÉRIE QUE SE TRANSFORMOU EM UM FENÔMENO DA TV EM TODO O MUNDO

 

Eletrizante produção de ficção-científica, uma das mais aclamadas dos últimos tempos, é estrelada pela talentosa atriz Tatiana Maslany

 

A clonagem de uma forma nunca vista. Esse é o mote da série de ficção-científica Orphan Black, atração que o A&E estreia dia 3/9, quarta-feira, às 22h. Na produção, a protagonista, vivida pela atriz canadense Tatiana Maslany, se desdobra para dar vida a mais de oito personagens simultaneamente.

Orphan Black mostra uma dramática história de conspirações que envolvem a personagem Sarah (Maslany) e seus clones em desdobramentos surpreendentes. A primeira temporada, de dez episódios, foi reconhecida pela crítica internacional e pelo público, tornando-se uma das grandes revelações de 2013.

 

Com sua atuação extraordinária, Maslany dá vida a todos os clones de Sarah, e articula de tal maneira cada um dos personagens que o telespectador se esquecerá que se trata da mesma atriz. Pelos papéis, Maslany recebeu neste ano uma indicação na categoria Melhor Atriz em Série Dramática ao Globo de Ouro. E, durante sua participação na edição mais recente da feira Comic-Con, em San Diego, ela se tornou a favorita do público participante e a heroína – ou anti-heroína – mais popular do momento.

 

Na trama, Sarah é uma golpista tentando sair de uma vida inteira de decisões erradas. Em uma estação de trem, ela testemunha o suicídio de uma estranha assustadoramente parecida com ela, Beth Childs, e resolve assumir a identidade da moça, acreditando que vai resolver todos os seus problemas ao pegar para si o dinheiro de sua conta bancária. Ao invés disso, a camaleoa é lançada de cabeça em um misterioso "caleidoscópio". Depois de assumir a nova identidade, Sarah se vê rapidamente no meio de uma conspiração fatal, e precisar correr para encontrar respostas.

 

À medida que ela vai se introduzindo na vida da falecida Beth, também passa a descobrir coisas inesperadas, até chegar a uma assustadora revelação: ela é um clone e faz parte de um experimento iniciado nos anos 1970, e pertence a uma "irmandade" de cópias humanas. Assim, a jovem começa uma busca desesperada por respostas às milhares de perguntas que passam por sua cabeça, descobrindo a existência de outras mulheres idênticas a ela, geneticamente exatas, mas criadas em ambientes totalmente diferentes: Sarah, Katja, Danielle, Janika, Alison, Cosima, Rachel e Helena.

 

E alguém está tratando de exterminá-las, uma a uma. Sarah se dá conta de que Beth, no momento da morte, estava investigando suas origens e tentava descobrir quem era de verdade, quantos clones havia e quem foi responsável pelo experimento. E, se Beth morreu tentando revelar a verdade, Sarah se converterá na próxima vítima dessa caçada. Logo, a vida da heroína se transformará em um autêntico pesadelo. Mas junto de seus clones Alison (uma mãe de família com dois filhos) e a cientista Cosima, ela começa a juntar as peças desse quebra-cabeça, trata de localizar outros clones e aos poucos vai descobrindo os segredos dessas existências.

 

ELENCO – FICHA TÉCNICA

Tatiana Maslany (Parks & Recreation, Senhores do Crime), como Sarah, Beth, Alison, Janika, Cosima e outras

Maria Doyle Kennedy (The Tudors), como a Senhora S.

Kevin Hanchard (Quatro Irmãos), como Art

Jordan Gavaris (História Fora do Normal), como Félix – ou Fee

Dylan Bruce (Incontrolável), como Paul

Criação: John Fawcett e Graeme Manson

Roteiro: Graeme Manson (EndGame, Being Erica)

Produção: Claire Welland (Being Erica)

Produção Executiva: David Fortier, Ivan Schneeberg, Graeme Manson, John Fawcett

Coprodução Executiva: Karen Walton, Kerry Appleyard

 

Episódios inéditos: quartas-feiras, às 22h

 

SINOPSES

3/9 – Seleção Natural: Sarah, uma moça malandra tentando sair de uma vida inteira de decisões erradas, testemunha, em uma estação de trem, o suicídio de uma estranha assustadoramente parecida com ela. Sarah resolve assumir a identidade da moça, acreditando que vai resolver todos os seus problemas ao pegar para si o dinheiro de sua conta bancária. Ao invés disso, porém, ela é lançada de cabeça em um misterioso "caleidoscópio" de acontecimentos. Depois de assumir a nova identidade, Sarah se vê rapidamente no meio de uma conspiração fatal, e precisar correr para encontrar respostas.

 

10/9 – Instinto: Com uma pessoa idêntica a ela morta no carro e um assassino em seu encalço, Sarah só quer fazer o corpo sumir e sair da cidade. Mas com Art, o parceiro de Beth na polícia, em posse do dinheiro que ela roubou, Sarah é forçada a continuar a fraude e ganhar uma segunda chance para "Beth", apenas para descobrir que o passado de sua clone é mais questionável do que ela imaginava. Agora, sua única esperança de encontrar respostas está em Alison, outra "gêmea". Porém, para ganhar a confiança de Alison, Sarah vai ter que contar a verdade sobre o roubo da identidade de Beth.

 

17/9 – Variações na Natureza: Abalada pela revelação de que ela e as companheiras Orphans, Alison e Cosima, são clones, Sarah está mais determinada do que nunca a conseguir seu dinheiro de volta e fugir da cidade. Mas a armadilha de Sarah como policial atinge seu limite quando o corpo que ela enterrou aparece e ela se vê no caso. Alison ainda está insegura em confiar nela, e Sarah percebe que, sozinha, não pode deter o assassino antes que mais Orphans saiam feridas.

 

24/9 – Efeitos de Condições Externas: Sarah percebe que a sobrevivência das Orphans vai depender de muito mais do que o trabalho da polícia. Mas procurar pelo assassino ameaça a reunião tão esperada com sua filha Kira. Enquanto Sarah se aproxima cada vez mais do assassino, ele também fica mais próxima da verdade sobre ela, e o subsequente confronto ameaça expor seu estratagema como policial.


GUIA DE PERSONAGENS:

 

Sarah Manning (Tatiana Maslany) - Sarah já percorreu mais de uma vez o inferno dos clones. E em sua odisseia, foi descobrindo uma força e uma determinação que jamais imaginou que tivesse. Ainda assim, ela segue imersa no centro de uma batalha intensa, a de uma jovem rebelde e imprudente contra as forças mais poderosas e obscuras. Mas logo que descobre que sua filha está desaparecida, Sarah embarca em uma missão para encontrá-la e, dessa maneira, possivelmente, chegar o mais perto possível de solucionar o mistério de sua verdadeira identidade.

 

Alison Hendrix (Tatiana Maslany) - Alison chegou a um acordo com o Instituto Dyad para manter seu acomodado estilo de vida. Mas seu mundo está ruindo, e bem debaixo dos seus pés. Acreditando que sua amiga e vizinha Aynsley era quem a vigiava, Alison cruzou os braços e a deixou morrer triturada por um caminhão de lixo. Agora, sentindo-se responsável por essa morte, Alison começa a descobrir uma série de verdades perturbadoras, as quais acabam empurrando-a numa espiral de acontecimentos cada vez mais intensa.

 

Cosima Niehaus (Tatiana Maslany) - Condenada por uma doença misteriosa, Cosima está à frente de uma batalha por sua própria sobrevivência. Esta jovem cientista trabalha com Delphine, uma colega do Instituto Dyad que, além disso, é também sua amante. E, ainda que ela não confie naqueles que a rodeiam, incluindo Delphine, o acesso à instituição lhe permite chegar aos segredos da conspiração relacionada com os clones. Cosima sabe melhor do que ninguém que "conhecimento é poder", e que terá de utilizar ao máximo sua coragem e inteligência para ajudar suas irmãs-clones.

 

Rachel Duncan (Tatiana Maslany) - Rachel é a personificação da eficiência corporativa em sua forma mais impiedosa. É um clone que cresceu tendo consciência de sua própria identidade genética e que ocupa um cargo alto no grupo de empresas Dyad. É conhecida por sempre conseguir o que quer, e o que ela quer, neste momento, é deixar Sarah e Kira – a filha de Sarah, a quem ela considera uma "mina de ouro biológica" – sob o controle da corporação e, mais importante ainda, tê-las em suas mãos. Mas Rachel encontra em Sarah uma rival de peso, alguém que não somente possui uma obstinação tão ferrenha quanto a sua, mas que, além disso, é totalmente imprevisível.

 

Helena (Tatiana Maslany) - Helena é uma assassina, e uma fundamentalista que maltrata a si mesma. Helena acredita ser a "original" e afirma que todas as suas irmãs-clones são "abominações" que precisam ser exterminadas.

 

Felix Dawkins (Jordan Gavaris) - Mais do que um irmão para Sarah, Felix é uma das poucas pessoas em quem ela realmente confia. Por isso, ele constantemente se vê envolvido nas encruzilhadas e reviravoltas da vida de Sarah, ainda que também se sinta abandonado por ela. Assim, termina forjando uma relação solidária, de apoio mútuo, com Alison. Igualmente, as histórias geradas pelos clones vão revelando uma série de personagens desagradáveis, que constantemente desafiam a lealdade de Felix (também conhecido como Fee) para com a Sarah e que o levam a estabelecer novas alianças. Porém, em última instância, ele é o elemento que mantém o clube de clones unido.

 

Delphine Cormier (Evelyne Brochu) - Delphine encarna toda uma fatalidade para Cosima. É, por sinal, uma bela confidente e também um perigoso enigma. Por um lado, Delphine é uma cientista objetiva que deve cuidar do experimento com clones em sua totalidade. Mas, por outro, seu coração bate – muito subjetivamente – por sua amada Cosima. De modo que, em última instância, não se sabe até que ponto chega a lealdade desta mulher.

 

Donnie Hendrix (Kristian Bruun) - Donnie Hendrix segue sendo o "vigilante" de sua esposa, Alison (sem que ela o saiba). Ainda que reporte diretamente ao doutor Leekie, o pobre Donnie não tem a menor ideia da verdadeira natureza dos experimentos que este realiza no Instituto Dyad. Mas Alison começa a suspeitar de que há algo estranho com Donnie. No entanto, com a morte de Aynsley, Alison entra em depressão e deixa de questionar os fatos, o que Donnie considera um sinal de que não há nada a temer. Mas, será que as suspeitas de Alison acabaram aí? E o que vai acontecer quando sua relação for posta à prova? Será que Donnie vai continuar com seu papel de 'vigilante' ou agirá como o esposo devoto de Alison?

 

Paul Dierden (Dylan Bruce) - Paul é um homem sacudido por forças opostas, dividido entre seu afeto por Sarah e a pressão de ser ameaçado – ou recompensado – pelo Instituto Dyad. Na realidade, Paul está sendo chantageado a respeito de uma informação confidencial de seu passado: as mortes de seis infantes da Marinha durante um incidente, quando servia no Afeganistão. A verdade é que ele provavelmente estaria morto se não tivesse acesso a Sarah, fato que o torna muito "valioso" para os objetivos de Rachel. Porém, até onde ele poderá tolerar a pressão dessa mulher?

 

Dr. Aldous Leekie (Matt Frewer) - O doutor Leekie é um vilão complicado: um idealista que, há muito tempo, já ultrapassou os limites da ética. Como diretor do Instituto Dyad, brinca de ser Deus com os clones. Porém, não se sabe o quão poderoso ele é de verdade. O conflito entre ciência e negócios transforma Leekie e Rachel Duncan em companheiros incômodos, que vivem rivalizando pelo controle do experimento. E, ainda que Leekie manipule e minta sem piedade aos clones, ele também tem um "armário" cheio de segredos sobre sua origem.

 

Cal Morrison (Michiel Huisman) - Cal é um homem individualista e de grandes recursos, que se afastou de uma lucrativa carreira no mundo tecnológico ao ver que seu trabalho estava sendo usado por interesses corporativos. Agora vive comodamente fora do sistema, de sua própria maneira. Mas essa paz conquistada começa a desaparecer quando uma antiga paixão de Cal, Sarah Manning, reaparece em sua vida, trazendo consigo uma mala cheia de inimigos e conflitos.

 

Senhora S. (Maria Doyle Kennedy) - A Senhora S. é muito mais do que a simples e protetora mãe adotiva de Sarah e Felix. Mas ninguém sabe para onde vai e nem que planos tem em mente. Além do mais, quão profundos são seus laços com a criação dos clones? A Senhora S. é uma mulher de caráter forte, indomável e com uma história muito importante para contar. Poderá alguém acreditar em uma só palavra do que ela diz? Difícil dizer: as dinâmicas familiares são sempre complexas, ainda mais quando estão construídas sobre uma montanha de segredos.

 

Arthur Bell (Kevin Hanchard) - Art é um policial de bom coração em meio a uma situação muito difícil, quase impossível de resolver, e que vai colocando-o em águas cada vez mais profundas. Mas também é um tipo duro, que sabe lidar com os contratempos e está começando a entender a magnitude do inimigo que enfrenta: Sarah. De fato, Art pode chegar a ser um aliado muito valioso do clube dos clones... Mas só se for capaz de olhar para a direção certa.

 

Kira (Skyler Wexler) – Kira, filha de Sarah, é a única criança a ter nascido de um clone. Possui um Q.I. elevadíssimo, uma consciência aguda e uma estranha habilidade para se curar rapidamente, o que faz dela um "bem" de valor incalculável para o Instituto Dyad. Mas Kira é ferozmente protegida por sua família. Então, quando desaparece, começa uma busca frenética para achar seu paradeiro.

 

Henrik Johanssen (Peter Outerbridge) - Henrik Johanssen é um imprevisível cowboy moderno, um sombrio extremista religioso, ideologicamente oposto aos clones. Mas Johanssen não é qualquer tipo de fanático, mas sim o líder de um rebanho cada vez maior de seguidores que se separaram da antiga irmandade mundial chamada The Prolethean. Sob sua visão messiânica, a eterna brecha entre religião e ciência foi fechada, configurando, assim, uma nova e terrível ameaça para todos.

 

Victor (Michael Mando) - Vic não pode consigo mesmo. O ex-namorado de Sarah é um sujeito volátil, marcado por seus conflitos e inseguranças e portador do tipo de energia negativa da qual Sarah quer distância. "Vick the Dick" – esse é seu apelido – é um tipo muito apaixonado, desconfiado e esporadicamente violento, o que não configura, exatamente, a melhor combinação. Ainda assim, não importa o que vá descobrindo sobre Sarah, ele sempre volta a procurá-la, ainda que arruíne suas coisas cada vez que o faça.

 

Beth Childs (Tatiana Maslany) - Beth é o ponto de entrada de Sarah no mistério dos clones. Sua história se revela a partir do momento em que Sarah assume sua identidade e começa a reconstruir os últimos dias de sua vida. De fato, após se transformar em Beth, Sarah vai descobrindo e compreendendo esta mulher, que, da mesma forma que ela, era um clone. E, à medida que a conhece mais e mais, também adquire um profundo respeito por esta valente e lastimada agente de polícia, com a qual, tão temerariamente, trocou de lugar.

 

Katja Obinger (Tatiana Maslany) - Uma mulher alemã misteriosa e apavorada, com problemas de saúde e um final trágico.

 

Aryanna Giordano (Tatiana Maslany) - Uma clone já falecida, nascida em Roma, na Itália.

 

Danielle Fournier (Tatiana Maslany) - Uma clone já falecida, nascida em Paris, na França.

 

Janika Zingler (Tatiana Maslany) - Uma clone já falecida e nascida em Salzburgo, na Áustria.

 

Olivier Duval (David Richmond-Peck) - Olivier Duval é um funcionário Neolucionista de baixo nível, uma pequena peça dentro da grande engrenagem da conspiração. Ainda assim, como crédulo genuíno e fanático da evolução autodirigida, também pode chegar a ser um sujeito perigoso. Caminhando sempre em uma linha tênue entre a ciência e a atuação, Olivier já ultrapassou os limites da modificação corporal cirúrgica... Mas só se dá conta disso quem o vê baixar as calças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado