DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 11 A 15 DE AGOSTO

SEGUNDAS DA MÚSICA - 11/08
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS” (documentário)
Dia 11 de agosto, segunda, às 21h
Horários alternativos: terça, à 1h e às 15h / quarta, às 9h / sábado, às 19h30 / segunda, às 2h

O documentário, lançado em 2009, fala da trajetória do compositor Humberto Teixeira, que fez dupla com Luiz Gonzaga, criador do baião, e responsável pelos sucessos "Asa Branca" e "Adeus Maria Fulô". Produzido pela filha Denise Dumont, o filme conta com depoimentos de figuras como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Belchior, Bebel Gilberto, Daniel Filho, Gal Costa, Lenine e Elba Ramalho. A produção ainda traz apresentações musicais de composições de Humberto, na voz de grandes cantores brasileiros.  A direção é do premiado Lírio Ferreira.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“JAZZ ICONS – Ella Fitzgerald” (série)
Dia 11 de agosto, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / domingo, às 20h

A série americana “Jazz Icons” traz apresentações memoráveis de ícones do jazz. O episódio desta semana é dedicado a Ella Fitzgerald e traz a “Primeira Dama do Jazz” em dois momentos. O primeiro, filmado na Bélgica em 1956, é o show mais antigo da cantora a ser capturado na íntegra em vídeo. Gravado sete anos depois, em 1963, o segundo momento é um registro intimista da cantora em um estúdio na Suécia.  

TERÇAS DAS ARTES – 12/08
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“FIGURAS DA DANÇA – Luis Arrieta” (série)
Dia 12 de agosto, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 21h30 / domingo, à 18h30
O documentário dirigido por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Luis Arrieta. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, ele chegou ao Brasil em 1974 a convite de Marilena Ansaldi para integrar o Ballet Stagium, em São Paulo. Ao longo de mais de 40 anos de trajetória como bailarino, coreógrafo e diretor artístico, constituiu uma das mais destacadas obras na arte da dança produzida no país. Com quase uma centena de coreografias, teve papel decisivo na história de importantes companhias, como o Balé da Cidade de São Paulo e o Balé Teatro Castro Alves, de Salvador, Bahia. Luis Arrieta ocupou por duas vezes o posto de diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo e foi um dos fundadores e diretor artístico do Elo Ballet de Câmara Contemporâneo, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“OSCAR NIEMEYER: O ARQUITETO DO SÉCULO” – Parte 1 (documentário)
Dia 12 de agosto, segunda, às 22h45
Horários alternativos: quarta, às 2h25 e às 16h25 / quinta, às 10h45 / sábado, às 9h / domingo, às 16h30
Dirigido por Marcelo Gomes, o documentário exibido nesta terça é sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, um homem livre que sempre apostou no poder da imaginação. A produção traz o testemunho de um artista que acreditava no ideal comunista e de um personagem que sempre lutou por seu país, mesmo no período da ditadura militar brasileira, quando viveu exilado na França. É a história de um homem que tem extremo amor à vida. Na época com 92 anos de idade, Oscar Niemeyer recorda sua trajetória pessoal e fala de sua arte, seus sonhos e suas decepções.

QUARTAS DO CINEMA – 13/08
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “Contratempo”, “Ribeirinhos do Asfalto” e “Mãos de Outubro”
Dia 13 de agosto, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h
A faixa “A Vida É Curta!” desta semana traz três curtas-metragens realizados no Norte do Brasil. O primeiro é a crônica músico-visual “Contratempo”, de Bruno Jorge. Nesse curta, o Brega dita seus próprios contratempos em um pequeno boteco numa rua simples de Manaus. O filme levou dois prêmios no Festival do Rio 2013: Melhor Curta-Metragem, pelo Júri Oficial e Prêmio Aquisição Canal Curta!. Em seguida, Dira Paes estrela “Ribeirinhos do Asfalto”. Dirigido por Jorane Castro, o filme conta a história de Deisy, que mora na ilha do Combu, em frente a Belém, do outro lado do rio. O terceiro filme é o premiado “Mãos de Outubro”, que fala sobre os responsáveis pela realização da grande festa católica em outubro que celebra o Dia de Nossa Senhora, a padroeira do Brasil. Dirigido por Vitor Souza Lima, o curta traz entrevistas com romeiros, operários, escultores, estilistas, decoradores, guardas da Santa, fogueteiros, promesseiros, tocadores de sinos – pessoas de todas as classes e idades que constroem a maior manifestação de fé do Brasil.

QUINTAS DO PENSAMENTO – 14/08
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
“POR QUE A GENTE É ASSIM? - Preconceito” (série)
Dia 14 de agosto, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / domingo, à 1h e às 18h / segunda, às 8h

A discussão deste episódio da série dirigida por Guilherme Coelho é sobre preconceito. O ator Pedro Monteiro, a doutora em Educação Beatriz Cardoso e o professor Henrique Cukierman debatem as várias formas de preconceito a partir de três filmes: Caio André (2011), de Luiz Marchetti, que discute a questão da homossexualidade na opinião de um adolescente; Coloridos (2011), dirigido por Christopher Faust, que reúne jovens que se distinguem pela forma de se vestir. Já Terreno Baldio (2010), de Marcos Pimentel, coloca em primeiro plano a visão de quem vive nas ruas. Para abrir a discussão, atores de Brasília apresentam uma esquete bem-humorada sobre as reais diferenças entre homens e mulheres.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  ESTREIA
“CARO FRANCIS” (documentário)
Dia 14 de agosto, quinta, às 21h20
Horários alternativos: sexta, à 1h20 e às 15h20 / domingo, às 2h30 e às 21h / segunda, às 9h20

O filme dirigido por Nelson Hoineff traça um painel sobre Paulo Francis, jornalista que marcou época e influenciou uma geração. À sua maneira, denunciou a impossibilidade de existência de vida inteligente no pensamento dominante, independente de qual seja no momento. Irreverente, ficou famoso por seus comentários ácidos sobre a situação do Brasil em plena ditadura militar.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“CHOMSKY E CIA – Parte 2” (documentário)
Dia 14 de agosto, quinta, às 22h50
Horários alternativos: sexta, às 2h50 e às 16h50 / domingo, à 0h e às 20h / segunda, às 10h50

O documentário francês de Olivier Azam e Daniel Mermet fala sobre o linguista, filósofo e ativista político estadunidense Noam Chomsky, que, possivelmente, tornou-se um dos pensadores mais influentes desde a segunda metade do século XX. O filme foca nos seus ideais políticos e traz uma entrevista do próprio Chomsky, figura dificilmente disponível. Os diretores embarcam em uma viagem através de muitas cidades americanas e europeias, a fim de encontrar seguidores diferentes de uma forma libertária de pensamento. Com uma dose de humor, o documentário usa imagens de arquivo e montagens eloquentes, além de trazer entrevistas expositivas com intelectuais.

SEXTAS DA SOCIEDADE – 15/08
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO – “Com Vista Para o Céu” (filme)
Dia 15 de agosto, sexta, às 21h15
Horários alternativos: sábado, à 1h45 / domingo, às 22h45 / segunda, às 14h45 / terça, às 8h45
“Com Vista para o Céu” é a estreia de Adriana Calcanhotto no cinema. O curta-metragem é dirigido por Allan Ribeiro e reflete sobre o cotidiano de duas pessoas em uma grande metrópole.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
"NO CAMINHO DA EXPEDIÇÃO LANGSDORFF" (documentário)
Dia 15 de agosto, sexta, às 21h30
Horários alternativos: sábado, às 2h e às 16h30 / domingo, às 11h / segunda, às 15h / terça, às 9h
O documentário refaz a rota original da Expedição Langsdorff, realizada em 1825 e patrocinada pelo czar Alexandre I e pelo governo russo. Do garimpo às tribos indígenas, a produção vive as emoções de uma perigosa aventura de 170 anos e 6.000 quilômetros - do Tietê ao Amazonas - em três botes infláveis. O filme traça um paralelo entre passado e presente e mostra um Brasil que poucos conhecem. Conta ainda com a participação de Adriana Florence, tataraneta do artista que acompanhou Langsdorff pintando a expedição.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
"AMYR KLINK – MAR SEM FIM" (documentário)
Dia 15 de agosto, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 3h e às 18h30 / segunda, às 4h e às 16h / terça, às 10h
“Amyr Klink - Mar Sem Fim”, documentário dirigido por Breno Silveira (de "Dois Filhos de Francisco" e “ Gonzaga"), retrata a aventura inédita empreendida por Amyr Klink durante a realização do projeto Antártica 360º, uma das maiores expedições marítimas em solitário. Conhecido por suas expedições arriscadas, Klink realiza, em 1998, um trajeto ao redor do mundo, circunavegando a Antártica durante 141 dias ao mar. Amyr Klink foi a primeira pessoa a realizar esse percurso, e o fez a bordo de um veleiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado