Especial inédito do HISTORY explora o estranho e maravilhoso mundo das ilusões e revela os truques que ele prega em nossos sentidos

​​


 

Podemos realmente acreditar no que os nossos olhos veem? No especial inédito Mistérios da Mente (Is Seeing Believing?), que o HISTORY exibe em 29/8, sexta-feira, às 22h, os telespectadores poderão conhecer algumas das mais estranhas ilusões criadas pela ciência com o intuito de mostrar como funcionam os nossos sentidos, e como podemos aprender a manipulá-los.

 

O especial demonstra que a cor é uma experiência subjetiva criada apenas em nossa imaginação, apresenta um homem que aprendeu a "ver" como um morcego, e mostra pilotos que conseguem pousar helicópteros até mesmo com os olhos vendados.

 

Uma melhor compreensão dos nossos sentidos pode abrir novas possibilidades e permitir às pessoas usar poderes que nem elas sabiam que possuíam. Mas também vai fazer quem está em casa questionar se realmente pode confiar nos cinco - ou seis - sentidos humanos.

 

O especial mostra, por exemplo, como é fácil enganar nosso paladar apenas mudando a cor de alimentos e bebidas, explica como o que vemos transforma aquilo que ouvimos e, por fim, comprova que o nosso senso de cor pode ser bastante duvidoso. Todos esses "truques", porém, têm um propósito sério: eles estão ajudando cientistas a criar novas formas de entender os sentidos – não como sentidos individuais, mas como um se conectando ao outro, repetidamente.

 

Mistérios da Mente explora a possibilidade intrigante de que um sentido pode estar mapeado dentro de outro. Isso é o que aconteceu com Daniel Kish, que perdeu a visão quando criança. Hoje, ele é capaz de criar uma visão de mundo usando a própria língua, que sente as ondas sonoras como uma espécie de "sonar".

 

Por meio de uma série de ressonâncias magnéticas, cientistas tentam descobrir se o cérebro de Daniel poderia ter se reconfigurado internamente, de forma a permitir que ele usasse os sons para criar uma imagem visual do mundo. O verdadeiro "homem-morcego".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado