GloboNews relembra os 60 anos da morte de Getúlio Vargas com programas especiais

 

'Arquivo N' e 'Globonews Miriam Leitão' mostram a história do estadista

 

Na semana em que se completam 60 anos da morte de Getúlio Vargas, a 'Globonews' traz dois programas especiais sobre o tema. O 'Arquivo N'  e 'Globonews Miriam Leitão' mostram a trajetória do estadista que governou o Brasil como ditador e como presidente da república eleito por voto direto.

 

Nesta quarta-feira, dia 20, 'Arquivo N' traça uma linha de tempo pontuando a história política de Getúlio. Com imagens de arquivo, o programa traz informações sobre os dois períodos em que Vargas governou o país. O primeiro, de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, sendo que oito anos como presidente-ditador durante o Estado Novo. Em 1951, foi eleito por voto direto e governou como presidente da república até seu suicídio em 1954.

 

Já na quinta-feira, dia 21, a jornalista Miriam Leitão fala sobre o filme "Getúlio", de João Jardim, lançado este ano em coprodução com a Globo Filmes. O longa estrelado por Tony Ramos aborda os 19 dias que antecederam o suicídio do político. O programa mostra ainda que o governante foi responsável pelas principais legislações trabalhistas e que seu governo marcou a modernização e a nacionalização da economia.

 

Naquele 24 de agosto de 1954, Vargas encerrou um dos capítulos mais dramáticos da história brasileira com um tiro no próprio peito. Em suas palavras, "saiu da vida para entrar na história". Com o gesto, evitou o golpe militar que se desfecharia no país dez anos depois, em 1964. Mais de meio século se passou e o 'Pai dos pobres', como era chamado, ainda tem sua história como tema de discussão e polêmicas apaixonadas.

 

O 'Arquivo N' vai ao ar nesta quarta-feira, dia 20, às 23h, e o 'Globonews Miriam Leitão' será exibido na quinta-feira, dia 21, às 21h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado