A banda Cama de Gato é atração de documentário e show inéditos no SescTV

 

Dia 28/09, domingo, a partir das 21h

 

                                                                         Foto: Adi Leite 

SescTV apresenta a banda carioca Cama de Gato em documentário da série Passagem de Som e show da série Instrumental Sesc Brasil.  Fundado em 1980, o grupo traz em sua formação Mauro Senise, na flauta e saxofone; Jota Moraes, no piano; Pascoal Meirelles, na bateria; André Neiva, no baixo elétrico; e Mingo Araújo, na percussão. Os programas tem direção para TV de Max Alvim e Carlos Zen e estreiam dia 28/09, domingo, a partir das 21h.

 

No episódio do Passagem de Som, os integrantes do grupo recordam o início do Cama de Gato. "Nós (Senise e Meirelles) começamos meio na brincadeira, como faz todo mundo", conta Senise. "Dois com fome de tocar", completa Meirelles. Eles logo começaram a montar um repertório e a brincadeira ficou séria. Convidaram outros músicos para compor a banda, que se tornou uma das mais expressivas da música brasileira.

 

Cada integrante tem seu trabalho solo, viaja pelo mundo ao lado de artistas renomados, mas eles sempre se encontram para tocar juntos neste projeto. "Eu trabalhava com Gonzaguinha e o Paschoal (Meirelles) tocava comigo, chegamos a fazer uma excursão de dois anos com Gonzagão e Gonzaguinha", conta Jota Moraes. Neste período, Meirelles o convidou para fazer parte do grupo. "Eu já tinha algumas coisas calcadas em baião, xote, maracatu e, evidentemente, samba", diz Moraes.

 

"O grande barato do músico é ter a sua identidade. Eu acho que a gente tem uma assinatura. A soma disso dá essa identidade ao Cama de Gato", explica Senise. Identidade esta que proporciona um repertório que transita do samba ao jazz, mesclando diferentes gêneros musicais, principalmente os clássicos.

 

Trechos do ensaio da banda, para o show da série Instrumental Sesc Brasil, também são mostrados no documentário.

 

No espetáculo da série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência, a banda executa composições como: Cama de Gato, de Arthur Maia; Maracatudo, de Pascoal Meirelles; De Gottan City a Havana; Na Banguela; e Gonzagueando, estas de Jota Moraes, sendo a última feita em homenagem a Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado