Arte 1 exibe o especial “Setembro Fellini”

 

 

Em setembro, o canal Arte 1 homenageia o cineasta italiano Federico Fellini. O especial "Setembro Fellini" irá exibir um filme diferente do diretor todas as sextas-feiras do mês, sempre às 21h30.

O longa-metragem que abre o especial é "A Doce Vida", que rendeu ao italiano a Palma de Ouro de melhor filme em 1960 e o Oscar de melhor figurino em 1962. A história gira em torno de Marcello Rubini, repórter de um jornal sensacionalista que passa a questionar sua vida e seu trabalho quando conhece uma linda atriz de Hollywood. Um dos personagens do filme, interpretado pelo ator Walter Santesso, deu origem ao termo "paparazzo", sinônimo de fotógrafo indiscreto de celebridades.

Considerado uma das grandes obras-primas de Fellini, "A Estrada da Vida" é exibido no dia 12 de setembro. A produção levou o Oscar de melhor filme estrangeiro e o Leão de Prata na categoria de melhor diretor no Festival de Veneza, em 1954. No filme, a atriz Giulietta Masina interpreta a jovem Gelsomina, que é vendida pela mãe para um lutador exibicionista e passa a viver uma relação conturbada com o homem. Ela o acompanha como ajudante e começa a se apresentar como palhaça, quando ambos se juntam a um circo. 

No dia 19 é a vez de "8 e ½", em que Marcello Mastroiani interpreta um cineasta em crise de criatividade, que se interna em busca de inspiração. O longa-metragem de 1963 foi escrito como uma autobiografia durante uma crise existencial de Fellini e traz questionamentos filosóficos e psicológicos sobre as relações humanas. A obra foi vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro.

O clássico "Julieta dos Espíritos" é o escolhido para fechar o "Setembro Fellini". Com nomes como Giulietta Masina, Sandra Milo e Mario Pisu no elenco, o longa recebeu o Globo de Ouro na categoria melhor filme em língua estrangeira em 1966. Mais uma obra-prima do cineasta italiano, a produção conta a história de uma mulher burguesa e casada, que vive de forma confortável em uma luxuosa casa. Porém, uma evocação de espíritos a faz ficar atormentada por visões reveladoras de sua vida e de seu marido.

O especial "Setembro Fellini" vai ao ar em todas as sextas-feiras de setembro, às 21h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado