Curta! exibe filmes restaurados de Aloysio Raulino

Esta é a primeira vez que os três curtas-metragens são exibidos na TV brasileira

  

A programa Vida é Curta! da próxima quarta-feira - dia 1º de outubro, às 20h - apresenta filmes nunca antes exibidos na televisão brasileira. Trata-se de três curtas dirigidos e fotografados por Aloysio Raulino nos anos 1970 e restaurados em 2009 pela Cinemateca Brasileira: "Lacrimosa" (em parceria com Luna Alkalay), "O Tigre e a Gazela" e "O Porto de Santos". Os filmes são instigantes experiências de linguagem que retratam, de forma não convencional, a vida em ambientes marginalizados, e prometem surpreender o público pela força expressiva de suas imagens. Durante a faixa, serão apresentados depoimentos exclusivos do cineasta e montador Paulo Sacramento e do ensaísta e ator Jean-Claude Bernardet sobre a importância da obra de Raulino.

Aloysio Raulino (1947-2013) foi fotógrafo de importantes filmes do cinema brasileiro, como "Serras da Desordem", de Andrea Tonacci, e "O Prisioneiro da Grade de Ferro", de Paulo Sacramento. Como realizador, dirigiu uma série de curtas, médias e o longa "Noites Paraguayas", além de ter sido um dos mais generosos profissionais do cinema brasileiro. Fez parte da primeira turma do curso de cinema da ECA/USP, onde se graduou e deu aulas, e também teve essencial atuação na ABD nos 70.

O primeiro filme apresentado na faixa é "Lacrimosa" – lançado em 1970, e codirigido por Luna Alkalay - é um retrato da cidade de São Paulo a partir da inauguração de uma nova avenida na cidade, a Marginal Tietê. Um mosaico de imagens de terrenos baldios, construções de edifícios, fachadas de fábricas que introduz à problemática de uma megalópole do Terceiro Mundo. O teaser segue no link:https://www.youtube.com/watch?v=a44_gB12Bdw. Em seguida, "O Tigre e a Gazela", de 1976, que carrega as fisionomias, os gestos e as falas de mendigos, pedintes, loucos e foliões que passam pelas ruas de São Paulo. Os sons e imagens são ilustrados com extratos de Frantz Fanon. Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=x3wOCrp6tyM. Por fim, A Vida É Curta! exibe "O Porto de Santos". Lançado em 1978, o curta-metragem é uma descrição poética do Porto de Santos e seus trabalhadores – doqueiros, prostitutas, marinheiros, um capoeirista –, provavelmente envolvidos numa paralisação grevista. Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=XVOG05zUbUk.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado