DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 08 A 12 DE SETEMBRO


SEGUNDAS DA MÚSICA - 08/09

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO – “Rua da Escadinha 162” (documentário)
Dia 8 de setembro, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 8h30

Com direção de Marcio Câmara, o documentário fala sobre o Museu Christiano Câmara, que contém mais de 20 mil peças em sua coleção, incluindo discos de vinil, fotografias, revistas e enciclopédias. Christano, que começou como um simples colecionador, é hoje uma das mais importantes referências culturais em todo o país. O curta-metragem recebeu quase 20 prêmios e foi exibido em mais de dez festivais, incluindo o Festival de Gramado.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“ROGÉRIO DUPRAT – VIDA DE MÚSICO” (documentário)
Dia 8 de setembro, segunda, às 21h
Horários alternativos: terça, às 1h e às 15h / quarta, às 9h / domingo às 3h e às 23h
O documentário "Rogério Duprat - Vida de Músico" retrata a vida e a obra de Rogério Duprat, compositor brasileiro, autor do Manifesto da Música Nova e responsável pela sonoridade da Tropicália. Sempre um revolucionário, ele rompeu com o nacionalismo na composição musical erudita e foi pioneiro nas composições eletrônicas seriais e aleatórias. A narrativa do filme é conduzida por depoimentos do próprio Rogério, assim como de importantes nomes do cenário cultural brasileiro, como Décio Pignatari, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gilberto Mendes, Rita Lee, Walter Hugo Khouri e Walter Lima Júnior.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“A SEDE DO PEIXE – MILTON NASCIMENTO” (documentário)
Dia 8 de setembro, segunda, às 22h
Horários alternativos: terça, às 2h e às 16h / quarta, às 10h / sábado, às 21h / segunda, às 5h
O documentário traz uma reunião de grandes nomes da Música Popular Brasileira promovida por Milton Nascimento. Em dezembro de 1997, cantor e compositor mineiro juntou amigos e parceiros de carreira no especial “A Sede do Peixe” no Rio de Janeiro. Participaram da produção Caetano Veloso, Alcione, a banda Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil. Dirigida por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, o documentário é uma relíquia cultural, que retrata momentos descontraídos e inesquecíveis na carreira de um dos maiores ícones da MPB.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“JAZZ ICONS – John Coltrane” (série)
Dia 8 de setembro, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 18h30

A série americana “Jazz Icons” traz registros preciosos de apresentações memoráveis de ícones do jazz nas décadas de 1950 a 1970, cuidadosamente restaurados. O episódio desta semana é dedicado a John Coltrane, um gigante da música do século XX. Ele traz três shows do saxofonista que revelam sua criatividade e mostram sua trajetória: em 1960, como membro do quarteto Miles Davis; em 1961, como líder da banda e em 1965, como um visionário do jazz. Os dois primeiros shows foram realizados na Alemanha e o último na Bélgica. Os shows contam a participação de grandes nomes do jazz, como Elvin Jones, Jimmy Garrison, McCoy Tyner, Stan Getz, Eric Dolphy e Oscar Peterson. No repertório, versões incríveis de “My Favorite Things” e “Impressions”.


TERÇAS DAS ARTES – 09/09

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“FIGURAS DA DANÇA – Sônia Mota” (série)
Dia 9 de setembro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 17h30 / domingo às 11h30
O episódio da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Sônia Mota. A bailarina, coreógrafa e diretora foi uma das figuras mais atuantes da dança paulista na década de 1970. Depois de quatro anos no The Royal Ballet of Flanders, na Bélgica, voltou ao Brasil e participou da renovação do Corpo de Baile Municipal (SP) e do Teatro Galpão (SP).
Em 1989, iniciou um longo período na Alemanha, onde, além de atuação como bailarina, coreógrafa e professora, desenvolveu sua metodologia. Chamada de Arte da Presença, esse método utiliza o corpo e as limitações do aluno para que ele encontre suas possibilidades de movimento. Atualmente, Sônia Mota é diretora da Companhia Palácio das Artes, de Belo Horizonte (MG).

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“PAULO GRACINDO: O BEM AMADO” (documentário)
Dia 9 de setembro, terça, às 22h34
Horários alternativos: quarta, às 2h34 e às 16h34 / quinta, às 10h34 / sábado, às 18h / segunda, à 0h

O documentário traça a trajetória de Paulo Gracindo (1911-1995), um dos atores mais populares do Brasil, dono de uma biografia que se confunde com a história da comunicação no país. Paulo se mudou de Maceió para o Rio de Janeiro aos 20 anos, onde passou dificuldades até conseguir uma chance no teatro, com Procópio Ferreira. Com sua voz marcante, fez sucesso no rádio. Na TV, sua popularidade atingiu o auge com personagens como o Odorico Paraguaçu, da novela “O Bem-Amado”. Através de depoimentos amigos e material de arquivo, recupera-se parte da trajetória deste ator. Neste mês, completa-se 19 anos de sua morte.


QUARTAS DO CINEMA – 10/09

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS  ESTREIA
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “De Volta Ao Quarto 666”, “Piove, Il Filmdi Pio” e “Canosaone”
Dia 10 de setembro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 11h / domingo, às 17h
A faixa “A Vida é Curta!” desta semana traz fala sobre produção cinematográfica. O primeiro curta é “De Volta Ao Quarto 666”, de Gustavo Spolidoro. O filme indaga o futuro do cinema. Em 1982, em Cannes, Wim Wenders convidou diversos cineastas a falarem sobre o assunto. Em 2008, 26 anos depois, o questionamento sobre o futuro do cinema continuou o mesmo. Mas, desta vez, Wenders está do outro lado da câmera. Em seguida, vem “Piove, Il Filmdi Pio”, de Thiago Mendonça, que faz um retrato de Pio Zamuner, cineasta esquecido que dirigiu os 12 últimos filmes do comediante Amácio Mazzaropi. No filme, uma relação se estabelece entre dois diretores e surge o retrato de uma paixão compartilhada por duas gerações em um botequim da Boca. Por último, “Canosaone”, que acompanha um dia na vida de Fabiano Canosa, curador cinematográfico que levou o cinema brasileiro para os Estados Unidos. A direção é de Felipe Gamarano Barbosa.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS 
“ALÉM DA ESTRADA” (filme)
Dia 10 de setembro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 19h30
O primeiro longa de Charly Braun, lançado em 2009, conta a história de dois jovens que buscam um novo rumo. Além disso, a produção traz um lado menos conhecido do Uruguai. O filme, que traz uma história de encontros e desencontros, tem o argentino Santiago (Esteban Feune de Colombi) como protagonista. Próximo aos seus 30 anos, ele decide ir ao Uruguai conhecer um terreno deixado como herança por seus pais. No caminho da pequena cidade de Rocha, ele dá carona à jovem Belga Juliette (Jill Mulleady), que está em busca de um antigo namorado. Juntos eles cruzam as estradas do país e encontram várias figuras locais, se aproximando cada vez mais.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS 
CURTA RELÂMPAGO - “O Pulso” (filme)
Dia 10 de setembro, quarta, às 22h35
Horários alternativos: quinta, às 2h35 e às 16h35 / sexta às 10h35
O curta-metragem “O Pulso”, de José Pedro Goulart, mostra a história de um rapaz que, sem qualquer razão aparente, cai morto na rua. Não há mais vida, mas existem sentimentos. No elenco, Letícia Spiller e Werner Schünemann. A produção faturou mais de dez prêmios e foi exibido em oito festivais, incluindo Festival de Gramado, Brazilian Film Festival of Miami e o Festival de Berlim.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 11/09

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“A PAIXÃO SEGUNDO CALLADO” (documentário)
Dia 11 de setembro, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / domingo, às 2h e às 22h
O documentário, dirigido por José Joffily, relembra a trajetória de vida de Antonio Callado e sua obra, toda dedicada à descoberta do Brasil e a denunciar as injustiças contra índios, negros, camponeses e mulheres. O jornalista passou seis anos na Inglaterra e na França trabalhando para a BBC e para a Radio Diffusion Française em plena Segunda Guerra Mundial. Ele desenvolveu uma “fome de Brasil” e foi em busca do próprio país nas suas obras jornalísticas e literárias.
Como jornalista, viajou ao “centro geográfico” da sua identidade brasileira. Como escritor, chegou ao fundo da sua paixão por um Brasil mais justo, menos preconceituoso, mais livre e democrático com seus textos arrebatadores. “A Paixão Segundo Callado” conta com depoimentos de Carlos Heitor Cony, Fernanda Montenegro, Moacyr Werneck de Castro, Frei Betto, Ferreira Gullar, João Ubaldo, Villas Bôas Corrêa e os especialistas Ligia Chiappini e Davi Arrigucci. A locução é de Tessy Callado, atriz e profunda conhecedora da obra do pai.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“VICTOR HUGO, O OLHAR DO ARTISTA” (documentário)
Dia 11 de setembro, quinta, às 21h30
Horários alternativos: sexta, à 1h30 e às 15h30 / sábado, às 15h / domingo, às 9h

O documentário de Henry Colomer é uma odisseia que que explora a vasta imaginação de Victor Hugo. Poucos escritores criaram, no decorrer de suas carreiras, tantas imagens quanto Victor Hugo - principalmente através de suas palavras, seus poemas, suas sagas ficcionais e seus escritos. Neles, ele grava detalhes sobre sua própria vida, assim como a de seus contemporâneos, e fala de sua época e revela suas considerações sobre grandes homens, como Shakespeare.
Mas, ao longo de toda sua vida, Hugo também desenhou e pintou, produzindo guaches, aquarelas, desenhos, caricaturas, esboços, gravuras decorativas e caligrafias. Como com o resto de sua produção, ele sabia que seus numerosos desenhos e pinturas eram parte integrante de sua potência artística. E Colomer certamente está entre os diretores mais qualificados para apresentar esse auto-retrato do gênio.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 12/09

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS  ESTREIA
“CIDADÃO BOILESEN” (documentário)
Dia 12 de setembro, sexta, às 21h30
Horários alternativos: sábado, às 2h / domingo, às 0h e 20h

Através de diversos depoimentos, o documentário revela as ligações do dinamarquês Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragás, com a ditadura militar. O filme, dirigido por ChaimLitwesky fala de seu apoio financeiro ao movimento de repressão violenta - assim como de muitos outros empresários - e também a sua participação na criação da temível Oban (Operação Bandeirante), espécie de pedra fundamental do Doi-Codi.
O filme vai até a Dinamarca e pesquisa sobre a infância e adolescência de Boilesen e também traz depoimentos de amigos, colaboradores civis e militares do empresário, seu filho mais velho e um dos militantes que participaram da sua morte. Ainda traz entrevistas de figuras como Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador de São Paulo Paulo Egídio Martins, o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e outras figuras importantes da época.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“O ALCORÃO – A ORIGEM DO LIVRO” (documentário)
12 de setembro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h / domingo, às 5h e às 18h
O documentário de Bruno Ulmer fala sobre o Alcorão, livro sagrado do Islã. A religião possui quase um bilhão e meio de devotos no mundo. O filme francês exibido nesta Sexta da Sociedade traz a história de sua origem, desde o que era contado na tradição muçulmana até as recentes descobertas dos cientistas, que permanecem, em grande parte, desconhecidas.
“O Alcorão – A Origem do Livro” convida o público a os primórdios do livro sagrado: é uma jornada aos lugares onde o Alcorão tomou forma, se desenvolveu e propagou, com análises e comentários feitos por historiadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado