DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 22 A 26 DE SETEMBRO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 22/09
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“KAYA N’GAN DAYA” (documentário)
Dia 22 de setembro, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 8h30 / domingo, à 1h e às 18h30
O documentário traz o show ao vivo do disco Kaya N’Gan Daya, de Gilberto Gil. Filmado em película na cidade de São Paulo, a apresentação do álbum lançado em 2001 foi uma homenagem do músico brasileiro ao famoso compositor jamaicano Bob Marley. Dirigido por Lula Buarque de Hollanda, o especial traz o espetáculo que colocou no palco releituras de vários clássicos do reggae.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO - “Heitor dos Prazeres” (documentário)
Dia 22 de setembro, segunda, às 21h45
Horários alternativos: terça, à 1h45 e às 15h45 / quarta, às 9h45
O curta-metragem dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e lançado em 1965 é um poema em forma de filme. Ele retoma as memórias da infância do sambista popular e pintor naif Heitor dos Prazeres em um Rio de Janeiro que só sobrevivia em seus sambas, seus quadros e suas recordações.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“TOM ZÉ OU QUEM IRÁ COLOCAR UMA DINAMITE NA CABEÇA DO SÉCULO?” (documentário)
Dia 22 de setembro, segunda, às 22h
Horários alternativos: terça, às 2h e às 16h / quarta, às 10h / domingo, às 4h e às 21h30
O documentário, lançado em 2000 pela diretora Carla Gallo traz um retrato de Tom Zé. O filme é uma investigação estética sobre o cantor e compositor, revelando as diversas características de sua personalidade. A produção conta com depoimentos do próprio Tom Zé e do maestro Hans-Joachim Koellreutter, professor do músico durante a graduação.


PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“ÍCONES DO JAZZ – Count Basie” (série)
Dia 22 de setembro, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 23h / segunda, às 2h
A série americana “Jazz Icons” traz apresentações memoráveis de ícones do jazz. O episódio desta semana é dedicado a Count Basie e traz uma apresentação do pianista na Suécia, em 1962, com uma das melhores orquestras na época, composta por 18 integrantes – incluindo Marshal Royal, Freddie Green, Quentin “Butter” Jackson, Frank Wess e Sonny Payne. A gravação, descoberta recentemente, conta com canções como “Corner Pocket,” “Old Man River,” e “One O’Clock Jump”. É o primeiro show de Count Basie com a banda registrado em vídeo.


TERÇAS DAS ARTES – 23/09
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE  ESTREIA
“FIGURAS DA DANÇA – Márcia Haydée” (série)
Dia 23 de setembro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / domingo, ás 5h e às 18h
O episódio da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Márcia Haydée. Consagrada mudialmente, a bailarina e coreógrafa brasileira é conhecida como a “Maria Callas da dança” por sua grande força interpretativa. Em sua carreira, atuou no Balé do Marquês de Cuevas (França), mas foi no Stuttgart Ballet (Alemanha), sob a direção de John Cranko, que no início dos anos 1960 ela se tornou musa do coreógrafo e foi revelada como grande intérprete e bailarina.
Na década de 1970, após a morte de Cranko, Márcia assumiu a direção da companhia, onde ficou durante 20 anos. Atualmente com 77 anos, a bailarina trabalhou ao lado de grandes nomes da dança como Richard Cragun, Rudolf Nureyev, Jorge Donn, Maurice Bejárt e John Neumeier.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
“CAVERNA LUMINOSA” (documentário)
Dia 23 de setembro, terça, às 21h30
Horários alternativos: quarta, à 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / sábado, às 13h30 / domingo, às 7h30
Com humor e intimidade, a artista plástica brasileira Denise Milan traça um paralelo entre sua vida, sua obra e a arte em si. E entre sua casa e o seu atelier, a câmera busca suas fotografias pessoais, esculturas, gestos e silêncios para completar o seu retrato. Além da própria artista, o documentário conta com a participação do crítico de arte francês Jean Galard, e do poeta paulista Haroldo de Campos e do professor de História da Arte da UNICAMP Jorge Coli. Confira a promo do programa: www.youtube.com/watch?v=t2nH74etqGo.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
“CILDO” (documentário)
Dia 23 de setembro, terça, às 22h30
Horários alternativos: quarta, às 2h30 e às 16h30 / quinta, às 10h30 / sábado, às 18h
Dirigido por Gustavo Moura, o documentário fala sobre a obra de Cildo Meireles, um dos principais artistas plásticos brasileiros, que conquistou em 2008 o prestigiado Prêmio Velázques de Las Artes Plásticas. Conduzido pelas palavras do próprio Cildo, o filme percorre suas obras, procurando entender o processo criativo e o pensamento do artista. De 2005 a 2008; do ateliê onde trabalha às grandes exposições internacionais; de Inhotim, em Minas Gerais, ao Tate Modern, em Londres; do Cruzeiro do Sul ao Desvio para o Vermelho, “Cildo” passa por suas obras e idéias, em uma trajetória reflexiva e sensorial. 


QUARTAS DO CINEMA – 24/09
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS  ESTREIA
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “Uma Visita a Elizabeth Teixeira”, “O Gigante do Papelão” e “Bonfanti”
Dia 24 de setembro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 11h / domingo, às 17h
O primeiro curta exibido na faixa é “Uma Visita a Elizabeth Teixeira”, que estreia no Curta! nesta quarta-feira. Depois de quase 30 anos da realização de “Cabra marcado para morrer”, de Eduardo Coutinho, a diretora Susanna Lira faz uma visita à Elizabeth Teixeira, a principal personagem do filme, que revive suas memórias e fala da luta pelos direitos dos trabalhadores rurais. Em seguida, é a vez de “Gigante do Papelão”, que conta a história do artista plástico Sergio Cezar e seu poder de transformação. Sergio, também conhecido como o Arquiteto do Papelão, usa materiais descartados e lixo, para recriar casas, favelas e cidades inteiras. A direção é de Barbara Tavares. Por fim, “Bonfanti”. Dirigido por Adriana Nolasco e Camila Márques, o curta-metragem fala de um pintor que trabalha obsessivamente em busca de si mesmo e traz três olhares distintos sobre sua obra. Um corpo de 40 anos de ofício enfrentando o eterno medo de recomeçar. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS 
“GLAUBER O FILME, LABIRINTO DO BRASIL” (documentário)
Dia 24 de setembro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 19h30 / segunda, à 0h
O documentário dirigido por Silvio Tendler redescobre o cinema e as ideias do cineasta brasileiro Glauber Rocha. O filme, que é de 2003, chamou atenção no festival de Brasília, levando a uma maior procura dos filmes de Glauber.
“Glauber o Filme, Labirinto do Brasil” é um documentário sobre a vida e a morte do polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. O filme ainda conta com imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seu pensamento e ideias.

QUINTAS DO PENSAMENTO – 25/09
PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS 
“VIVER COM CAMUS” (documentário)
Dia 25 de setembro, quinta, às 20h30
Horários alternativos: sexta, à 0h30 e às 14h30 / sábado, às 12h30 / domingo, às 23h / segunda, às 8h30
Albert Camus é hoje o escritor francês do século XX mais lido mundialmente. Para celebrar o centenário de seu nascimento – completado no ano passado -, esse documentário vai em busca de seus leitores apaixonados. Os admiradores de Camus formam uma grande "comunidade", que ultrapassa fronteiras. Um grupo animado e improvável, que conta com pessoas de diferentes caminhos da vida, como cantores (The Cure, Patti Smith), um padre Bretão, um abolicionista americano, um procurador de Chicago, um calígrafo japonês e uma dançarina de Yaoundé.

PROGRAMA INTERNACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS 
“SIMONE DE BEAUVOIR, UMA MULHER ATUAL” (documentário)
Dia 25 de setembro, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / domingo, às 11h / segunda, às 11h
Lançado em 2008, o documentário francês dirigido por Dominique Gros homenageia o centenário do nascimento de Simone de Beauvoir. A proposta do filme é evocar a personalidade da romancista, filósofa, ativista política e feminista. A produção vai ao encontro desta mulher, em toda a sua riqueza e complexidade, à luz de um período rico em mudanças.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 26/09
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“500 ALMAS” (documentário)
Dia 26 de setembro, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 e às 16h / domingo, às 08h30 / segunda, às 13h30 / terça, às 7h30
O documentário dirigido por Joel Pizzini fala sobre a perda de identidade baseado na cultura dos índios Guatós. Filmado na ilha Insua, no Pantanal, e em localidades como Cáceres, Poconé e Corumbá (Mato Grosso), Rio de Janeiro, Recife e Berlim (Alemanha), tem como ponto de partida o resgate da identidade de toda uma população indígena, os índios Guatós - tidos como extintos. Até a produção do filme, lançado em 2005, os não sabiam sua própria história. Com mais de 50 prêmios, “500 Almas” é um dos documentários mais premiados do Brasil.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“À MARGEM DO CONCRETO” (documentário)
Dia 26 de setembro, sexta, às 22h
Horários alternativos: sábado, à 2h30 e às 21h30 / segunda, às 3h e às 15h30 / terça, às 9h30
Dirigido por Evaldo Mocarzel, “À Margem do Concreto” é um documentário sobre os Sem-Teto e os movimentos de moradia na cidade de São Paulo. O filme acompanha a atuação de diversas lideranças que promovem atos de ocupação na região central de São Paulo e que estão fazendo justiça social com as próprias mãos, conquistando a tão sonhada moradia para uma população miserável que não suporta mais viver em albergues e cortiços. O filme é o segundo documentário de uma tetralogia sobre São Paulo, iniciada com o curta-metragem “À Margem da Imagem”, que fala sobre moradores de rua e que ganhou vinte prêmios dentro e fora do Brasil - entre eles, Melhor Documentário no Festival de Gramado e Melhor Documentário no Festival Internacional do Rio. 

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS 
“1930 - TEMPO DE REVOLUÇÃO” (documentário)
Dia 26 de setembro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h / domingo, às 6h30 / segunda, às 17h / terça, às 11h
O filme faz parte de uma série, idealizada pelo produtor Cláudio Kahns e pelo cientista político André Singer, que pretende documentar as principais sublevações políticas vividas no país. Neste primeiro filme, como sugere o título, o diretor Eduardo Escorel aborda movimentos ocorridos antes da Revolução de 1930 e os próprios fatos ocorridos no ano. Reunindo imagens de arquivo - algumas inéditas, encontradas em arquivos no exterior - e depoimentos de historiadores, a produção procura esclarecer este momento crucial e ainda mal compreendido da história brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado