DOCUMENTÁRIO REGISTRA A VIDA SELVAGEM DO MÉXICO COM RIQUEZA DE DETALHES

 
Dos desertos ao Golfo do México e à selva onde viveram os maias, país abriga espécies únicas

 
 
No domingo, 14 de setembro, às 21h30, o Discovery desvenda a riqueza dos ecossistemas mexicanos com a estreia de MÉXICO SELVAGEM (Wild Mexico). Com uma hora de duração, o especial viaja o país em busca de espécies únicas, protagonistas de espetáculos naturais que não são vistos em nenhuma outra parte do mundo.

Da costa atlântica à pacífica, dos desertos escaldantes à selva densa, a produção documenta a abundância da vida no México, habitats onde se desenvolveram animais com comportamentos raros e adaptações bizarras. As câmeras chegam muito perto para registrarem detalhes sobre essas espécies exóticas.

Por entre as ruínas das cidades maias, caminha aquele que fora um dos deuses para os habitantes que há dois mil anos viveram no local: o jaguar, ou onça-pintada mexicana, terceiro maior entre felinos selvagens.

O jaguar necessita de uma dieta rica em calorias e por isso caça a qualquer hora do dia. Uma de suas principais presas é o macaco-aranha; embora o felino suba nas árvores, a agilidade dos símios é muito maior nas alturas – ambas espécies dominam diferentes planos da selva e se encontram no momento crucial, em que vida e morte estão em jogo.

As câmeras viajam à Península da Baixa Califórnia, um santuário de baleias onde nove espécies deste animais aproveitam a temperatura amena para darem à luz e cuidarem de seus filhotes. No ambiente seguro e de águas calmas, os filhotes permanecem até que fiquem prontos para conquistarem o alto mar e retornarem ao Ártico.

Perto dali, no Mar de Cortez, MÉXICO SELVAGEM  mostra cardumes gigantescos de arraias-diabo saltando a quase dois metros para além da superfície. O bailado intriga os especialistas – até hoje não se sabe o motivo para os saltos acrobáticos.

No deserto, além dos cactos gigantes e coiotes, o telespectador verá de perto o sapo que desenvolveu uma estratégia para proteger-se do solo escaldante: passa meses enterrado na areia à espera de chuva; quando ela vem, o animal tem pouco tempo para acelerar o metabolismo e buscar seu banquete de insetos.

O deserto de Chihuahuan é um território árido com diferenciais – lá, as dunas são de sal e túneis subterrâneos carregam água que emerge em lagoas cristalinas. Nesses oásis, diversas espécies de peixes, plantas aquáticas, aves e moluscos encontram abrigo e lutam pela vida.

Passando pelo Golfo do México, MÉXICO SELVAGEM  mostra um fenômeno de grandes proporções: 90% das fêmeas de uma das espécies de tartarugas marinhas mais raras do mundo concentram-se aos milhares para colocarem seus ovos. Exaustas da longa viagem até o local onde nasceram, elas executam o ritual e cobrem os ovos com areia – as câmeras registram o nascimento de filhotes que enfrentam em suas primeiras horas de vida os maiores desafios da espécie.

O documentário  termina ao registrar o destino da jornada de outra viajante – chegar ao México é o objetivo da migração das borboletas monarcas, que saem dos Estados Unidos em busca de clima ameno para acasalar. Milhões de borboletas realizam a travessia uma única vez durante sua existência, em um espetáculo ameaçado pela destruição ambiental.

SERVIÇO
MÉXICO SELVAGEM (Wild Mexico)
Estreia: domingo, 14 de setembro, às 21h30
Classificação Indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado