Fleury Medicina e Saúde apoia a obra Papéis Avulsos, de Laura Vinci, na exposição “Made by... Feito por Brasileiros”


 

Antigo Hospital Mattarazzo, em São Paulo (SP), recebe obras de artistas brasileiros e estrangeiros entre 9 de setembro e 12 de outubro de 2014 e com entrada gratuita ao público. Este é o primeiro passo da revitalização do espaço.

 

No dia 9 de setembro, a Cidade Matarazzo dá início à primeira fase da revitalização do antigo Hospital Matarazzo ao receber obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Pela primeira vez em mais de 20 anos reabre as portas com a exposição "Made by... Feito por Brasileiros", com entrada gratuita ao público.

O Fleury Medicina e Saúde é patrocinador Premium da mostra e apoia a obra "Papéis Avulsos", de Laura Vinci, sendo que a instalação tem sonorização do marido da artista, Miguel Wisnik. A exposição "Made by... Feito por Brasileiros" ocupará cerca de 8 mil m² de um total dos 27 mil m², que no início do século 20 pertenceram ao antigo hospital.

A obra "Papéis Avulsos" recupera a ideia de papéis movimentados pela ação do vento (ventiladores). Laura Vinci vislumbrou o conceito como fragmentos de textos literários impressos em papéis que deveriam se deslocar pelo espaço por meio do vento produzido. A artista traz essa ideia ao passo que a instalação pode trazer novos sentidos ao hospital. "A partir da ruína em que o edifício se encontra, podemos pontuar o movimento de transformação pelo qual o espaço vai passar", explica Laura. "Papéis Avulsos" foi reproduzido diversas vezes em diferentes locais do Brasil, desde 2008.

 

"O Fleury sempre teve uma ligação muito forte com a arte, pois acreditamos que esse tipo de expressão tem poder de contribuição importante para a saúde e bem-estar das pessoas. Quando tivemos a oportunidade de participar de um projeto grandioso e relevante como o Cidade Matarazzo, não hesitamos, pelo significado que esse espaço teve na prestação de serviços de saúde em São Paulo, a cidade onde se deu início às nossas atividades em 1926. A obra Papeis Avulsos da artista Laura Vinci nos atraiu desde o princípio, até porque ela fala do movimento da transformação em diversos sentidos, entre eles, das pessoas", afirma William Malfatti, diretor de Marketing, Relações Institucionais e Intimidade com o Cliente do Grupo Fleury.

 

Durante o período da exposição, entre 9 de setembro e 12 de outubro, os edifícios do ex-complexo hospitalar serão ocupados por obras de arte contemporânea com a curadoria de Marc Pottier e por projetos especiais de Simon Watson, Nadja Romain, Gabriela Maciel & André Sheik, Pascal Pique, Museu do Invisível (Le Musée de l'Invisible), Baixo Ribeiro, Ana Pato (curadora-chefe) e Marcelo Rezende (curador da 3ª Bienal da Bahia).

 

Nomes mundialmente conhecidos da cena contemporânea, como Adel Abdessemed, Moataz Nasr, Jean Michel Othoniel, Joana Vasconcelos, Francesca Woodman, Tony Oursler e Kenny Scharf, ocuparão os espaços do local, ao lado de artistas contemporâneos brasileiros, como Tunga, Henrique Oliveira, Carlito Carvalhosa, Márcia & Beatriz Milhazes, Iran do Espírito Santo, Nuno Ramos e Vik Muniz.

 

Laura Vinci e José Miguel Wisnik

Laura Vinci já teve seu trabalho exposto no MAM de São Paulo, no Malba de Buenos Aires e em Melbourne, na Austrália. José Miguel Wisnik é músico, compositor e ensaísta. Recebeu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro em 1978 (como Revelação de Autor), e já foi indicado para o Grammy Latino na categoria "Melhor canção brasileira", com "Ponte aérea", gravada por Eveline Hecker no CD do mesmo nome. O marido de Laura Vinci é responsável pela sonoridade de "Papéis Avulsos", criada pela artista para fazer parte da exposição "Made by... Feito por Brasileiros", na Cidade Matarazzo.

 

SERVIÇO

Exposição: "Made by... Feito por Brasileiros"

Período: de 9 de setembro a 12 de outubro de 2014

Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 17h*

Local: Cidade Matarazzo (Alameda Rio Claro, 190 - Bela Vista)

* Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado